19 de abril de 2017

MEU OLHAR SOBRE A SÉRIE 13 REASONS WHY

  e arquivado em    

Sim, hoje vamos falar sobre a série que estreou no dia 31 de março, 13 Reasons Why fala sobre bullying, assédio sexual, depressão e como todos já devem saber, sobre suicídio.



Eu tive que pensar e repensar antes de decidir fazer essa resenha, mas me deparei com alguns casos e situações que fizeram meu dedinho coçar para vir aqui escrever, e bem, cá estou eu!

Então vamos começar deixando uma coisa bem clara a todos, esse post é sobre a minha opinião a respeito da série, contendo também comentários sobre o que eu penso a respeito dos temas abordados na vida real, que além de polêmico é principalmente muito sério.

[SINOPSE: Uma caixa de sapatos é enviada para Clay (Dylan Minnette) por Hannah (Katheriine Langford), sua amiga e paixão platônica secreta de escola. O jovem se surpreende ao ver o remetente, pois Hannah acabara de se suicidar. Dentro da caixa, há várias fitas cassete, onde a jovem lista os 13 motivos que a levaram a interromper sua vida - além de instruções para elas serem passadas entre os demais envolvidos.]



A primeira resenha que li, tinha entendido que somente o Clay recebeu essas fitas, e que nelas continham os motivos pelos quais levaram ela a cometer o suicídio, porém eu não havia compreendido que cada motivo desse veio de um “amigo” ou pessoa que fazia parte da vida de Hannah e a fez passar por momentos cruéis e terríveis.

O seriado, que foi produzido pela Netflix, alterna entre cenas do presente e do passado, explicando cada fato, mostrando tudo que aconteceu realmente.
Para quem não sabe a série foi baseada no livro Thirteen Reasons Why (2007), de Jay Asher.

A princípio foi planejada como um filme, seria lançado pela Universal Pictures tendo Selena Gomez no papel principal, porém a adaptação foi transformada em uma série de televisão pela Netflix no final de 2015 e Selena Gomez foi a produtora executiva.



A Hannah é uma menina doce, com valores éticos e morais, tem uma família relativamente estruturada, planos para o futuro, quer cursar a faculdade, dar seu primeiro beijo, encontrar alguém que a entenda, quer fazer amigos...enfim, uma adolescente normal, até que uma série de fatos mexem com sua estrutura psicológica.

Na minha opinião esse seriado é forte demais para o público jovem. Aparecem cenas fortes de estupro, cenas de uma jovem cortando os pulsos, sangrando até morrer, inclusive antes mesmo de iniciar os episódios há um aviso da produção quanto a isso porque eles pegaram pesado de mais.
Ou que pelo menos os pais acompanhem os seus filhos quando estiverem assistindo, e já aproveitem o momento para dialogar sobre os fatos que ocorrem nos episódios.

Outra opinião pessoal minha a respeito da série, é que faltou abordar mais o adoecimento mental da personagem. Isso porque a Organização Mundial da Saúde (OMS) relata que 90% dos suicídios estão relacionados com doenças mentais.
Para complementar meu raciocínio, coloco a seguir um trecho do texto da “A Associação Paranaense de Psiquiatria (APPSIQ), Federada da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP):

"[...]No entanto, levando em consideração que a Organização Mundial de Saúde (OMS) relata que mais de 90% dos suicídios estão relacionados com transtornos mentais e que a maioria dos óbitos poderia ser evitado se houvessem estratégias de prevenção mais acessíveis à comunidade, a série “13 Reasons Why” peca por não abordar a questão do adoecimento mental da personagem, não provocar diálogos sobre como o desfecho dela poderia ser evitado e principalmente por dar a impressão de que buscar ajuda é inefetivo.[...]"

"[...]O suicídio é um tema complexo, cheio de tabus e deve ser tratado com responsabilidade, delicadeza e, principalmente, com o apoio de profissionais especializados. Para os que se identificam com a personagem ou já pensaram em suicídio, a APPSIQ reitera que busquem a ajuda de um psiquiatra e coloca todos os seus meios de comunicação à disposição da sociedade."

Ainda assim para os adultos acredito que podemos tirar algum aprendizado, busquei abrir um pouco mais a minha mente e olhar de uma forma diferente trazendo a história para minha realidade: Será que eu conseguiria decifrar os sinais de alguém com depressão, ou com problemas parecidos com o da personagem, ao meu redor? E se sim, o que eu poderia fazer para ajudar essa pessoa?



Mas um fato que me deixou muito surpresa com toda essa repercussão e polêmica, é a posição totalmente retrógrada de algumas pessoas que insistem em dizer que depressão é bobeira, frescura... o que me leva a ver o quanto a nossa sociedade ainda é muito ignorante sobre o assunto, inclusive euzinha aqui! Por isso eu acho muito complicado sair por aí dizendo (ou escrevendo) e se posicionando por um assunto que nem conseguimos compreender direito, o mínimo que devemos fazer é ir buscar um pouco mais de informação antes de focar nos atacando em redes sociais. 


O olhar para o mundo de uma pessoa depressiva e com problemas psicológicos, é muito diferente do olhar de uma pessoa com estrutura psicológica normal. O que pra você parece ser um motivo banal, para ela pode ser gota d’agua. Depressão é uma doença, e as pessoas não escolhem ficar doentes.

E se você chegou até o final desse post e não mudou em nadica de nada sua forma de encarar o assunto, acha que isso é bobagem e coisa que só acontece lá longe com outros, que depressão e suicídio são frescuras, gostaria muito que você reservasse mais cinco minutinhos do seu tempo lendo essa matéria aqui:


Clique para ler a matéria


Leia tudo! Até o final, leia também a carta que a jovem Thalia de apenas 16 anos deixou antes de se enforcar.



Depois de ler e entender esse caso, você me diz nos comentários o que achou sobre a história dessa menina, ou apenas fique refletindo a respeito. Essa é a realidade do mundo do qual vivemos, não é uma série ou filme...


Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

28 comentários :

  1. Gostei muito da sua opinião, realmente ficou faltando alguns aprofundamentos na série. Mas eu gostei bastante e me identifiquei com a personagem !

    Um beijo

    https://garotaantenadas2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Luiza, foi exatamente essa a minha sensação, a de que faltou aprofundar mais a questão da depressão e dos transtornos psicológicos.
      Que bom que gostou!
      Beijos

      Excluir
  2. ta td mundo falando tanto dessa serie que acho que ela realmente levanta mts questoes importantes, quero mt assistir!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vale assistir para formar melhor a opinião sobre a série...ainda mais que ela está sendo muito comentada mesmo.
      Abraços

      Excluir
  3. Realmente essa serie causou grande impacto nas pessoas, tanto que geral estava comentando sobre.
    Eu super amei essa série, e estou torcendo pra que tenha mais uma temporada.
    Fiz um post da série, vem conferir. Bjos
    https://blogdajenny2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. A série é boa, aborda assuntos fortes, muito bom seu ponto de vista, sucesso pra ti!!! Beijos

    ResponderExcluir
  5. Essa série está sendo muito falada principalmente pelos temas abordados, são assuntos que mexem muito com a nossa sociedade. Ainda não assisti mas estou querendo muito ver, até pra entender melhor, Franciele bjs.

    ResponderExcluir
  6. Eu não conheço essa série mas fiquei curiosa para assistir, Beijos !

    💻 Blog | Fatos celestial

    ResponderExcluir
  7. Meu deus, eu fui ver a carta da menina, e eu senti muito por ela. Quanta dor e tristeza ela não deveria estar sentindo para chegar ao ponto de tirar a propria vida... Esse é um assunto sério, muito sério.
    Assim como você, depois de assistir a série, eu me perguntei se eu conseguiria ver se alguém próximo a mim está passando por isso; ou pedindo ajuda em silêncio que é o que muitos fazem.
    A série é ótima, e aborda o tema dos olhos da Hannah de um forma nua, que me deu muito a que pensar.

    Obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  8. Gente! tenho ouvido muito sobre essa serie, quero assistir. Bom quando ao assunto da depressão, o problema é que muitos levam na brincadeira, achando que é manha ou querendo chamar atenção! isso não é brincadeira, tenho um irmão que esta lutando contra isso. É serio mesmo galera! Hoje as pessoas não se importam mais com as outras, estão sempre muito ocupadas em seus afazeres e compromissos inadiáveis. amei o post. Parabéns

    ResponderExcluir
  9. Creio que esse assunto veio a tona e não foi em vão, com aquela "brincadeira" da baleia azul, o lançamento da série, faz pensarmos e refletirmos sobre essa doença que enfatizo que é uma doença silenciosa, como você disse no post as pessoas que sofrem disso elas veem o mundo de uma forma completamente diferente dos outros. Falta em mim muito conhecimento sobre o assunto, concordo que devemos nos aprofundar e conhecer mais, porém a base já temos. O respeito, o amor ao próximo está em falta no mundo que vivemos. Gostei muito do tema abordado Fran, parabéns!

    Um beijão ;*
    Para Sempre Julieta ♡

    ResponderExcluir
  10. Esta série está super comentada mesmo,que as pessoas assistam e tenham noção que o filme é uma pequena demonstração da realidade,depressão é muito sério mas nos dias de hoje raramente as pessoas se importam com o outro,falta de amor infelizmente.Post excelente!Bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Um ótimo texto sobre a série.
    Ainda não vi a série. Vou ver depois que terminar de escrever o meu livro. Todos dizem que tem muita carga emocional, por isso estou me preparando. Minhas duas filhas já viram, de 17 e 18 anos. Conversamos até um pouco sobre isso. Eu digo pouco, porque esse tipo de conversa sobre bullying, estupro, depressão e suicídio já acontece aqui em casa desde que elas eram bem pequenas. Aqui em casa conversamos sobre tudo abertamente.
    Vou ver a reportagem.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  12. Nuss, é terrível ler a carta dessa menina. Assisti a série e concordo com vc que faltou mostrar a fundo os problemas psicológicos que a menina enfrentava para tomar a decisão que tomou. Já a carta real chega a ser assustadora e, convenhamos, é a realidade de muita gente por ae. Espero que seja uma oportunidade para todos nós darmos atenção às pessoas à nossa volta, afinal nunca sabemos quando o outro precisa apenas de um abraço para acalmar suas dores.

    *☆* Atraentemente *☆*

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran.
    Esta série causou muita polêmica e parece ter afetado as pessoas de diferentes formas. Mas do fundo do coração o que espero de verdade é que ela tenha ajudado as pessoas a pararem um pouco para refletir sobre suas opiniões e preconceitos quanto a este assunto. Eu não assisti a série e confesso que não sei se algum dia irei ter vontade de assistir. Eu tenho depressão diagnosticada desde os meus 30 anos mais ou menos, e desde então vivo em altos e baixos. Por isso achei melhor não assistir. Não sei como a série me afetaria. Mas, acho super válido a proposta da série e gostei muito do modo como você abordou o assunto.
    Bjus lindona.
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amada não assisti! estou muito curiosa,só sei que já ouvi comentários sobre a serie, parabéns amada por compartilhar, beijinhossssss

    ResponderExcluir
  15. Eu não conheço essa série,não assisti ,parabéns pelo poste Beijos

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da forma que descreve o seu ponto de vista sobre a série. Eu acredito que, Talvez eles devessem se aprofundar mais em uma série de fatos reais, junto com algumas ONGS, para trazer uma série baseada em soluções relativamente possíveis, e não uma série que "enfatiza" um sério problema, e alguns jovens propensos a depressão enxergam como moda e passam a copiar tais cenas de horror. Esse é o meu ponto de vista, e com certeza também acredito que a depressão tem que ser encarada como uma doença seria.
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Oi,boa noite!
    Que coincidência,hoje eu estava ouvindo rádio e alguém falou sobre essa série,que estava causando polêmica,aí venho aqui no seu blog e o post é exatamente sobre isso!
    Sabe,fico meio na dúvida se as pessoas podem ou não ser influenciadas por séries,filmes...isso depende da cabeça de cada um.
    Li a história da menina que cometeu suicídio,muito triste,tão jovem!O que a fez se tornar triste e depressiva foi o fato do pai(padrasto) ter abusado sexualmente dela,isso sim,mexeu com a cabeça dela,isso e a indiferença da mãe!Muito triste e lamentável!
    Os jovens estão sempre enviando sinais aos pais,as vezes sinais que são pedidos de socorro,cabe aos pais prestarem atenção aos seus filhos,dar carinho,dialogar...Talvez assim muita coisa ruim possa ser evitada!
    Muito bom e super atual o tema do seu post,parabéns!Beijos.

    ResponderExcluir
  18. É uma série forte. Com assuntos que deveriam receber mais atenção. Depois da série, teve aumento de pessoas pedindo ajuda acho que isso foi bom.
    Me identifiquei em alguns episódios, mas nunca pensei nem em me machucar e nem machucar as pessoas responsáveis.
    Acho que depende de como a pessoa recebe isso.
    A depressão é destruidora e as pessoas precisam de ajuda.
    Gostei do seu post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Eu não vi a série, pois aqui em casa quem é fã de séries e filmes é a minha mulher, mas pelo que ela me contou, não conseguiu ver, achou muito pesada
    Gostei da sua opinião, sensata

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  20. Oi, Fran.
    Não li o livro nem assisti a série ainda, nem sei se vou fazê-lo, mas realmente as pessoas que assistiram me disseram que é bem pesada, mas é, sim, uma maneira de as pessoas se despertar e perceber que depressão é coisa séria e deve ser levada em conta. Também li a carta dessa adolescente e é muito triste. Há pessoas morrendo ao nosso lado e muitas vezes não percebemos. Há pessoas que conseguem lidar com as situações difíceis, mas outras não e todas precisam de ajuda. Ótimo post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Eu ainda não vi a série, mas ainda pretendo ver ... Eu gostaria muito que as pessoas não só ficassem chocadas com série e achassem "ó meu Deus que horror" mas que mudassem suas atitudes, eu tenho depressão, está controlada, e sei exatamente o que se passa pela cabeça de um depressivo, e sei também que ninguém fica assim porque quer ... O que mais piora a depressão é a incompreensão das pessoas, já é difícil lidar com isso todos os dias, tu se sente menos, e as pessoas ao invés de ajudar te fazem sentir menos ainda questionando os porquês da doença ...
    Que essa serie sirva para que as pessoas mudem seu modo de ver a vida e de tratar seu semelhante, e que parem de atormentar os outros com piadinhas sem graça, muitas pessoas sufocam e acham a libertação no sicídio por falta de compreensão ..
    Gostei do post!
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
  22. Que coisa mais triste né Franciele!!
    Uma menina bonita,com a vida toda pra frente, cometer suicídio porque se achava sozinha. Infelizmente,nossos jovens muitas vezes passam por problemas tão profundos,tão pesados,que essas coisas acontecem.Essa série,como você falou, é pesada para os nossos jovens,que já são influenciados pelas mídias sociais. O que devemos fazer como pais, é ficar sempre do lado de nossos filhos,perguntando e querendo saber sobre eles.Nunca se afastar,para que essas coisas não venha acontecer.Bjssss

    ResponderExcluir
  23. nossa amada triste o ser humano cometer tal coisa realmente o desespero da vida

    ResponderExcluir
  24. Adorei essa série, e confesso que fiquei vários dias pensando no final dela .
    Já estou seguindo seu blog, adorei ! Beijão

    ResponderExcluir
  25. Olha, Fran tinha ouvido comentários sobre a série e o sucesso que está fazendo, e concordo que os pais devam observar ou acompanhar os filhos quando eles a assistirem. Uma grande amiga minha faz isso com as duas filhas adolescentes e confessou que ficou chocada com algumas cenas. Enfim, a questão da depressão é realmente muito séria,as pessoas não deveriam reduzi-la a algo banal ou falta do que fazer (como, infelizmente, já ouvi pessoas falarem assim). Nesse mundo competitivo, onde o "meu" é mais importante que o "seu", onde tudo está se tornando descartável, inclusive as relações humanas, nossos jovens são vítimas fáceis de serem manipuladas e acabarem por desenvolver a depressão, ou outro transtorno psíquico, ou ainda ao consumo de drogas. Muitos adolescentes estão gritando, clamando por ajuda, mas não poucas vezes somos insensíveis e não percebemos o que de fato acontece com esses meninos e meninas...Muito boa a sua postagem, é muito importante chamar a tenção para esse assunto. continue com posts assim! Bjs

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!