25 de junho de 2020

COMO CONTAR A GESTAÇÃO EM SEMANAS | SEMANAS X MESES

  e arquivado em    

Se tem uma dúvida geral da população é em relação a contagem das semanas da gestação, isso porque nossa “cultura” conta em meses, porém a contagem oficial médica obstétrica é em semanas. Quer saber mais? Então confere o post!


como contar semanas meses gestação


É muito comum que todos quando sabem que você está grávida, fazerem a famosa pergunta: “Mas de quantos meses” isso porque nosso costume é de contar a gestação em meses, porém os médicos aderem a outro sistema o de semanas, então quando respondemos em semanas todos fazem aquelas caras engraçadas de que não entenderam nada haha.




Muitos não sabem que existe uma norma internacional que os profissionais da saúde tomam como base para que possam datar o início da gestação, os meses nem sempre possuem 30 dias, alguns 31 outros 28/29, enfim, o modo mais viável e preciso e contar pelas semanas.


Além disso existem diversos exames essenciais, como as ecografias morfológicas, para medir o desenvolvimento do bebê na barriga, onde o prazo mínimo e máximo para realização desses exames são em semanas.


Outro dado importante, que em sua primeira consulta de pré natal o médico irá perguntar é qual foi a data de início de sua última menstruação, pois a gestação é contada a partir do primeiro dia da última menstruação, entendeu?


Este critério foi adotado porque é impossível saber os dias da ovulação e fecundação, uma vez que cada mulher reage de forma diferente. Para quem desconhece a data da última menstruação, a ecografia feita no final do primeiro trimestre de gestação (entre a 10ª e 13ª semanas) consegue estimar o início da gestação de acordo com o desenvolvimento do bebê, pois nessa fase os bebés desenvolvem-se de forma semelhante.


Está percebendo a importância da contagem da gestação em semanas?

Bom, ainda assim ficar calculando é algo bem complicado, eu mesma até hoje me perco bastante rs.


Pra isso eu tenho uma tabelinha que simplifica tudo, veja só:


como contar semanas meses gestação



Assim fica mais fácil né, só salvar essa tabelinha e ter sempre a mão já ajuda bastante a ter uma resposta mais rápida.

Espero que eu tenha ajudado que tenham gostado do post,

Um beijo e até a próxima!


Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário :

Postar um comentário



Curta nossa fanpage!