16 de julho de 2018

MORRO ANHANGAVA | QUATRO BARRAS

  e arquivado em    


Olá pessoal, hoje temos post novo chegando e vou contar sobre mais uma aventura nas montanhas, dessa vez foi o dia de conhecer o morro Anhangava, situado no município de Quatro Barras PR. 



Situado no Município de Quatro Barras, o morro do Anhangava tem sido referência nacional no que se refere às primeiras noções de escalada técnica. É considerado uma das melhores escolas de montanhismo do Brasil.

Com aproximados 1430 metros de altitude, está localizado na Serra da Baitaca, e leva o nome, da língua nativa, de morada do diabo.

Não obstante o seu nome seja dotado de terrível significado, esta beleza da natureza é cunhada pelas mãos do Criador e tem proporcionado muito àqueles que frequentam a região.

É um morro de fácil acesso, portanto muito visitado por montanhistas locais e amantes da natureza. Ainda é válido lembra que por ser um dois melhores pontos de aprendizado de escalada, montanhistas do país inteiro e do mundo vêm a região para praticar o esporte.

Fonte: Blog Pé na Trilha Curitiba



Ano passado eu já tinha feito a subida desse morro, porém o tempo não colaborou e ao chegar no cume a neblina já tinha tomado conta, a paisagem era apenas uma parede branca rs, não tinha como enxergar a meio metro de distância. Outro ponto importante é que dessa primeira vez subimos por outro lado do morro, o que é chamado de “asa delta” por conta do pessoal que vai praticar o esporte em um paredão que fica desse lado da montanha. A entrada é diferente da que fizemos dessa vez, é mais escondida inclusive, por isso é bom ir com alguém que já conheça para não se perder.

Nosso grupo fera #equipeaventura decidiu repetir o morro e dessa vez acompanhamos a previsão do tempo a semana toda e deu super certo, o dia foi de tempo aberto e um sol maravilhoso! Resultado foi uma paisagem exuberante, tudo maravilhoso. Fizemos a trilha tradicional, que inicia no mesmo posto da trilha do Itupava, começamos exatamente às 7h30 da manhã.



Eu aconselho a ir bem cedo, assim como fizemos, pois o morro é muito conhecido na região e pode formar filas chegando ao topo. Se o sol estiver forte se torna bem mais cansativo!

Ao longo da trilha há vários paredões de pedras lindos.






A trilha é bem marcada, fácil acesso, o trajeto mais complicado é quase chegando no cume, onde há uma sequência de grampos numa posição bem íngreme e na sequência uma “rampa” muito íngreme também. Porém basta fazer com calma que dá tudo certo.






Após essa pegada mais pesadinha, chegamos ao topo! A vista é belíssima, dá para ver a represa do Capivari, com o tempo bom até o mar, além dos morros do complexo do Pico do Paraná que fica mais adiante, no munício de Campina Grande do Sul.



Na volta, passamos na cachoeira, que fica no pé do morro, uma graça, todos amaram. Para chegar até ela tem placa sinalizando a direção, saindo da trilha basta caminhar uns 15 minutos até chegar nela.




E esse foi o post de hoje, espero que tenham gostado, quem for da região ou estiver de passagem vale muito a pena vir conhecer pois é tudo muito lindo, vale a pena a caminhada!

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

6 comentários :

  1. Ai que lugar lindoooo! Amei esse post <3 http://universodecifrado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro trilhas <3. Apesar de ser bem cansativo, vale muito a pena chegar lá em cima e observar a paisagem (e tirar uma bela fotografia, é claro). Achei lindo o local ♥.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Carol, cansa o corpo mais esvazia a mente, não tem explicação eu amo de mais <3

      Excluir
  3. to adorando fazer esse tipo de passeio, cheio de verde, paz e natureza! adorei conhecer esse morro

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido
    www.instagram.com/liviaalli

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!