3 de junho de 2018

MORRO ITAPIROCA - CAMPINA GRANDE DO SUL

  e arquivado em    


Hoje a conversa vai ser sobre a natureza e as beleza que Deus nos deu, subimos no último dia 31/05 o morro Itapiroca que fica em Campina Grande do Sul, quinto maior morro da região sul.



Sempre que a gente pode estamos combinando passeios para termos mais contato com a natureza e apreciar as suas belezas, dessa vez foi dia de conhecer o morro Itapiroca, que fica situado na cidade de Campina Grande do Sul. Fechamos a locação de 01 van e saímos cedinho de Araucária, a previsão do tempo era dia de sol e com tempo aberto, perfeito para subida que já tínhamos desmarcado por conta da previsão do tempo ter sido de chuva.

Chegando no complexo, lá tem várias fazendas onde é possível deixar o carro estacionado pelo custo de R$ 15,00 e é preciso ficar bem atento pois tem uma determinada propriedade que cobra R$ 10,00 por pessoal sendo essa prática ilegal pois os morros são de propriedade ambiental do governo, existem até processos judiciais contra essa fazenda, então vale a dica para ficar ligado e não cair nessa. Na fazenda onde deixamos não foi cobrado nada por pessoa!

Existe uma sede do IAP com banheiro logo no início da trila onde é necessário realizar um cadastro com o nome do responsável pela trilha e também nome de todos do grupo e idade. Depois de fazer o cadastro é só começar a trilha.

Para chegar até o Itapiroca é necessário subir o morro do Getúlio primeiro, para então pegar a trilha para o morro em questão, como o local é um complexo existem outras trilhas que dão para outros morros, inclusive o Pico do Paraná, maior morro do Paraná, é gigante!
Demoramos 4h30 para chegar até o cume, nível de dificuldade eu achei do médio para alto pois a trilha é bem longa e tem bastante obstáculos. Tiveram alguns participantes do grupo que tiveram problemas e voltaram, por isso deixo bem claro que exige boa resistência.



Mas o resultado é uma vista maravilhosa do Pico do Paraná, o dia estava lindo e todo esforço valeu muito a pena, foi tudo muito lindo! As fotos parecem pinturas de paisagem...encantadoras de mais!

Represa do Capivari

Vista do pico direto para o Pico do Paraná, maior morro da região Sul




Como chegar

Partindo da cidade de Curitiba pela rodovia BR-116 em direção ao estado de São Paulo, passa-se pelo posto de combustível ‘Tio Doca’, nas proximidades do quilômetro 47 da rodovia.
Logo em seguida há uma ponte que passa sobre o rio Manuel José.
Antes de chegar na segunda ponte, sobre o rio Tucum, mais à frente, há um acesso de estrada de terra à direita.
Dentro desta estrada de terra são aproximadamente 6 km até chegar nas fazendas que possuem estacionamento.
Na “Fazenda Pico Paraná” há uma pequena infra-estrutura para atender os montanhistas que vão ao local.



Essa foi a dica de passeio de hoje, se você estiver pela região vale a pena passar para conhecer!

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

7 comentários :

  1. adorei conhecer esse ponto, que coisa linda estar em meio a natureza, mt bacana essa indicação!

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Passando bem rapidinho para te convidar a participar de um evento para divulgar, promover e gerar novos contatos e conteúdos para seu blog.
    Venha conhecer e convide suas amigas: http://www.bembela.com/2018/06/maratona-beda-interblogs-2018-inscricoes-para.html

    ResponderExcluir
  3. Que aventura conhecer esse lugar hein?
    big beijos
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, como vai? Eu gostei bastante desas dicas
    achei esse lugar super lindo
    beijos
    https://todaproduzida3698169.wordpress.com/

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!