15 de fevereiro de 2017

COMO INICIAR OS PREPARATIVOS DO SEU CASAMENTO + BRINDE ESPECIAL

Olá leitoras e leitores lindos! Hoje vim trazer um tema muito gostoso e especial aqui para meu cantinho; dica: uma palavrinha da qual faz parte do meu dia-a-dia atualmente... Casamento! Sim, hoje tem dicas sobre como iniciar os preparativos para O Grande Dia.

preparativos casamento


Já contei final de 2016, no post onde expliquei os motivos de ter diminuído a frequência dos posts aqui no Achei e rabisquei, que em 2017 irei me casar. Não será uma festa para muitos convidados, mas terá uma solenidade e recepção, por isso iniciei os preparativos para essa data mais que especial com exatos doze meses de antecedência.

 E é exatamente sobre isso que vou conversar hoje, sobre organização. Com quanto tempo devo iniciar os preparativos do meu casamento? Por onde começar? O que fazer para não ficar maluquinha?



O fato é que, para não se perder e manter o foco no que é realmente essencial, você precisa fazer uma lista e começar pelo começo. Com base na minha experiência atual, separei essa “sequência” de informações das quais vocês, noivos precisarão conversar e decidir. Vamos lá?

1 – Escolher a data e horário: Escolham a data do grande dia. Lembre-se que quanto mais tempo tiverem até a data escolhido, mais tempo terão para organizar tudo que precisam, além de é claro, mais tempo para se organizarem financeiramente.

2 – Definam se irão fazer festa ou não: se sim, qual será o tamanho dessa festa, para quantos convidados?

3 – Definam seu orçamento: É muito importante saber até quanto (R$) os noivos poderão investir no casamento, fazer uma planilha de orçamentos e trabalhar sempre dentro desse valor. Eu digo por experiência própria que é muito, mais muito fácil mesmo gastar dinheiro e acabar extrapolando os limites do orçamento destinado ao evento.

4 – Esboço da lista de convidados: Agora que já definiu a data, se irão fazer festa ou não, e o valor do orçamento, com base nessas informações básicas já podem iniciar um esboço da lista de convidados. Eu digo esboço porque até a hora de começas a entregar os convites ela pode mudar várias e várias vezes rs.

5 – Comece a fazer orçamentos: Eu sugiro iniciar os orçamentos com no mínimo um ano de antecedência. Aqui onde moro, por exemplo, os fornecedores costumam ter a agenda bastante lotada, e todos trabalham com uma margem de antecedência, dependendo do caso, de até mais de um ano, principalmente aqueles que têm um valor mais acessível. Se não quiser se decepcionar não deixe os orçamentos para em “cima do laço”.

6 – Pesquisas e mais pesquisas: Pesquise tudo o que puder sobre festa, decoração, o que tem a sua cara e a do seu noivo (a), procure inspirações... Esse é momento daquele famoso brainstorm – tempestade de ideias. Faça uma pastinha no seu computador com as ideias que mais lhe agradam, para que ao solicitar os orçamentos pros fornecedores (como o da decoração por exemplo) já tenha em mente como deseja que seja a sua cerimônia e recepção.

7 – Decidam sobre as questões legais: É interessante os noivos já irem pensando em qual regime de bens que irão se casar; para aqueles que vão se casar na igreja pensar em qual, os documentos necessários para ambas as cerimônias, ir conversando com o Padre ou reverendo que irão realizar a cerimônia...enfim, buscar levantar todas as informações da parte burocrática.

8 – Busque apoio: Delegue, peça ajuda, envolva aquelas pessoas mais próximas e queridas para que ajudem você e seu noivo, pedir opiniões (desde que não seja de muita gente, pois isso atrapalha um bocado) é muito legal nessa fase de planejamento. Assim a noiva consegue até se sentir mais segura, além de que ter pessoas com quem contar nos deixam mais empolgadas e felizes.

9 – Tenha uma agenda: Anote o máximo que puder, seja organizada (o), faça uma planilha para os custos com os valores a pagar, os que já estão sendo pagos, marque os contatos dos fornecedores, descreva as coisas de que precisa comprar e providenciar.

10 – Foco no principal: Com tanta coisa para resolver, escolher, definir... Tenha calma! Os noivos devem manter-se focados em resolver primeiro as coisas essenciais como os aluguéis dos salões, serviço de buffet, contratação de uma cerimonial se for o caso, enfim, foque no mais “grosso” da festa e deixe os pequenos detalhes como tipo de lembrancinha, qual flor usar, acessórios da noivas...etc, para quando o mais importante já estiver resolvido.



Pensando nessa organização que as noivas precisam ter, e também querendo registrar todos os momentos dos preparativos para essa data mais que especial, eu achei para comprar essa agenda linda lá nas Livrarias Curitiba, olha como é linda:

agenda noiva grátis



Tem várias informações legais sobre casamento, divisórias para os preparativos, grande dia, espaço para anotações, telefones, enfim, eu me dei de presente e amei haha. Custou R$ 75,00.

Eu não sei se esse modelo tem para comprar pela internet, mas para ajudar minhas leitoras noivinhas que chegaram até mim, fiz uma agenda para baixar e usar a vontade. É só imprimir quantas páginas precisar de cada uma, encadernar e usar para te ajudar com os preparativos, fiz com muito carinho e espero que gostem.

Para baixar e só clicar na imagem abaixo.


Clique aqui para baixar grátis!


Você vai clicar primeiro em:




Depois em:


Aí você precisa ter um cadastro no site 4Shared ou logar com sua conta do Facebook, Twitter ou G+; aguardar os 20 segundo e pronto!

E eu vou ficando por aqui, espero que tenha gostado das dicas, e como sempre digo, se ficou alguma dúvida, deixa nos comentários. Beijos!
Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

31 comentários :

  1. Fran minha linda, fiquei muito feliz com esse post. não que eu vá me casar agora rsrsr
    Mas, amo esse universo das noivas e suas dicas são essenciais para realizar um planejamento.
    Beijos.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Fico feliz que tenha gostado :)
      Quando decidir casar já sabe onde encontrar as dicas haha
      Beijos!!

      Excluir
  2. Olá Fran, acredita que tenho uma amiga que se chama Francyelen e que também está nestes preparativos, que legal né?

    Já estou SEGUINDO teu blog flor!

    Convido você e todas as suas leitoras para conhecerem meu cantinho,
    e se gostarem seguirem, retribuo a todos ^_^
    Desvendando Segredos | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Talyta, acredito sim hehe
      Vou passar conhecer seu blog tbm, beijos

      Excluir
  3. tem que ter um ótimo planejando msm pra organizar um ocasiao tao importante como essa

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  4. Oi Fran! Eu organizei o meu em cinco meses, foi uma loucura! rsrsrsrs Mas ter tudo planejado é bem melhor mesmo, as dicas são muito boas!

    bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Cinco meses só ? Aim menina jamais eu iria conseguir haha

      Excluir
  5. BOm dia Fran! Adorei a dica que disponibilizou aqui, casamento sempre dá trabalho e ser organizada facilita demais!

    Beijos e um fim de semana de alegrias 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Sara, e eu sou extremamente organizada! Gosto de tudo alinhadinho hehe
      Ótimo fds pra vc tbm lindona !

      Excluir
  6. Olá Fran, tudo bom?
    Eu adorei esse post, primeiro pq fiquei feliz em saber que está indo tudo bem com os seus preparativos! E porque se Deus quiser irei começar a pensar nisso logo logo. Por isso o post me interessou muito!
    Um beijo e sucesso.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manu querida! Logo logo será vc se preparando para o seu haha
      Quando antes começar melhor ;)
      Bjsss

      Excluir
  7. Fran suas dicas bastante valiosas, casamento sempre dá um pouco de trabalho e se organizar é importante para a noiva, para que der tudo certo, Franci bjs.

    ResponderExcluir
  8. Achei genial suas dicas. Falta o principal na minha vida: o noivo.
    Big Beijos
    Lulu on the sky
    Meu canal YT

    ResponderExcluir
  9. Nossa, preparar um casamento dos sonhos da trabalheira né? Mas acho que talvez tirando a parte de estar casando com o amor da sua vida, essa seja a melhor parte em si (na minha opinião) e adorei que ce deixou sua ajudinha personalizada como brinde pras noivas, arrasou.

    http://www.leitecombiscoitos.com

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, como vai?
    Gostei bastante das dicas, realmente da um trabalho , mas você ve que é super prazeroso todo esse preparativos.
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Franciele!Realmente é uma trabalheira os preparativos para O Grande Dia,mas com estas dicas valiosíssimas com certeza vai ajudar muito nos preparativos para quem vai dar este grande passo.Bjss

    ResponderExcluir
  12. Me apaixonei pela capa desse O Livro da Noiva!
    Com essas dicas até bate uma vontadezinha de casar (só falta o noivo ahahhahaha)

    Beijos,
    Mayelle | www.infinitosdetalhes.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Fran, tudo bem?
    Nossa, você conseguiu reunir tudo que é necessário de maneira simples.
    Adorei as dicas e pretendo usá-las em breve.
    bjO e boa semana!

    Dany
    Blog Breshopping da Dany

    ResponderExcluir
  14. Oi,
    Gostei muito das suas dicas para esse dia tão especial: O casamento.
    Ano passado eu fiquei as voltas de tudo isso, não para mim que já sou casada há 22 anos, mas para minha filha mais velha, que se casou em novembro do ano passado.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  15. Franciele primeiramente parabéns! Acredito que esse dia será maravilhoso, pelo menos na organização está impecável!! Que ótimas dicas você deu para quem quer casar e adorei você disponibilizar a agenda para download! <3

    ResponderExcluir
  16. Ótimas dicas pra quem vai casar!
    Planejar tudo com bastante antecedência é o segredo pra que dê tudo certo.
    Desejo-lhe toda a felicidade do mundo em seu casamento que se aproxima!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  17. Vou mostrar esse post pra minha irmã, ela casa em setembro e está louca, com os preparativos. Eu já tenho 4 anos e 2 meses. Lembro que foi um sufoco, mas valeu a pena. adorei a forma que iniciou. beijos flor


    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  18. Oi amada linda! que dicas maravilhosas! quando eu me casar outra vez vou pegar suas dicas! kkk sou viúva e moro com um homem maravilhoso e vou casar viu! kkk obrigado por compartilhar dicas maravilhosas! beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  19. que coisa maravilhosa!! vai ser uma noiva linda !! desculpa minha ausência por aqui,mais ando cheia de problemas.
    saudades desse cantinho lindo!!
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ótimas dicas, é muita coisa e as vezes acaba até que nós perdemos em algumas coisas, linda essa agenda.

    ResponderExcluir
  21. Muito bom seu post, está bem completo. Achei uma graça, até voltei no tempo, lembrando os preparativos para o meu...E olha que já faz um tempão! Rsrsrsrs bjs

    ResponderExcluir
  22. Bem explicado, pois quem está na situação (casamento) nem repara nessas coisas toda e acaba esquecendo algo, realmente é uma correria principalmente para vocês mulheres acredito até que seja complicado

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  23. Eu simplesmente amo falar de casamento!
    faz tempo que não falo!
    adorei esse livro vou baixar!
    bjúús

    ResponderExcluir
  24. Parabéns pelo casamento.. É muito bom preparar os preparativos e é emocionante.No dia entao.. nossa mais ainda.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  25. Olá,minha amiga!!
    Excelentes dicas para quem vai se casar,pois é importante sempre termos antecipação em nossos projetos e o casamento é um mega projeto.É também uma data muito especial que devemos preparar com muito carinho.Parabéns pelo post.Bjss

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!