19 de agosto de 2016

OBESIDADE

  e arquivado em    

O assunto hoje é um tema sério, vamos falar sobre obesidade.




Para aqueles que já leram meu perfil, viram que estou cursando Estética Facial e Corporal pela instituição de cursos profissionalizantes Seduc.

Na semana passada tive uma aula muito interessante dentro da matéria de anatomia que tratava sobre a obesidade... Conforme a professora foi explicando sobre as causas, malefícios e combate fui refletindo o quando esse assunto é importante, e não pela questão estética mas pela saúde em si.

Segundo dados da OMS – Organização Mundial da Saúde, entre 1980 e 2013 a proporção de adultos obesos no mundo subiu de 28,8% para 36,9% entre os homens e de 29,8% para 38% entre as mulheres.

CAUSA DA OBESIDADE

De forma geral, a obesidade surge no indivíduo que consome maior quantidade de gordura em relação a quanto ele queima. Ou seja, eu consumo mais calorias do que eu gasto.
Isso porque a função da gordura é nos dar energia para nossas atividades, por isso quando comemos gordura em excesso e não praticamos nenhuma atividade o organismo vai criando essas reservas. 
O fato é que nem sempre as causas estão ligados a alimentação, ela pode ocorrer devido a inúmeros fatores como os genéticos, ambientais, psicológicos e até sociais.

Outra questão importante é que a obesidade não é hereditária! Só porque seu pai ou mãe são obesos, por exemplo, que o filho vai ser também.

SINTOMAS DA OBESIDADE         

É fácil perceber quando se está acima do peso, as medidas aumentam, sente-se muito cansaço e fadiga, a fome exagerada, sono em excesso também é um sintoma comum, suor excessivo, membros inferiores (pernas) sempre pesadas e inchadas.

AGRAVANTES DA OBESIDADE

Como eu disse acima, a obesidade não é uma questão de estética, e sim de saúde. Quando se é obeso em quase 100% dos casos, a pessoa não é somente obesa pois com o excesso de peso entra várias outras doenças que agravam ainda mais o quadro do indivíduo. Alguns desses são:

  • Pode tornar a pessoa diabética
  • Aumento da pressão arterial, principal causa para arteriosclerose (veias entupidas)
  • AVC (Derrame cerebral)
  • Surgimento de estrias
  • Surgimento de celulites
  • Rigidez nas articulações
  • Dificuldades respiratórias
  • Gota
  • Pedras na vesícula
  • Câncer

E, reforço, esses são apenas alguns agravantes...

TECIDO ADIPOSO

Bom, como conhecimento nunca é demais, vamos entender rapidamente como funciona o acúmulo da gordura no nosso organismo.

O tecido adiposo é o tecido do corpo humano cujas células, denominadas células adiposas ou adipócitos, são as responsáveis pelo armazenamento da gordura. Este tecido se localiza principalmente, em baixo da pele (gordura subcutânea) e também envolvendo alguns órgãos (gordura visceral).

Imagem: Internet


As células adiposas possuem um grande vacúolo central de gordura, que pode aumentar ou diminuir dependendo do metabolismo, exemplo: se uma pessoa come pouco ou gasta muita energia, a gordura das células adiposas diminui; caso contrário, ela se acumula.

Imagem: Internet


Eis um dos erros mais comuns sobre a gordura: quando você perde peso, você não perde nenhuma célula de gordura. O corpo humano possui, em média, entre 10 bilhões e 30 bilhões de células adiposas, e elas serão para sempre suas. Ah, mas sabe o que é pior? Se você ganhar mais peso, pode produzir mais células adiposas (pessoas obesas chegam a ter cerca de 100 bilhões), e de novo, você não pode perdê-las (a única exceção é a lipoaspiração, que remove fisicamente as células).


CALCULANDO SEU IMC

O Índice de Massa Corporal (IMC) é o padrão pelo qual você pode ver se seus níveis de gordura e peso estão dentro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde. Porém esse cálculo não deve ser o único parâmetro para definir os riscos relacionados à obesidade. Existem outros fatores, como circunferência abdominal e taxa de colesterol... Entre outros.

A fórmula para calcular o IMC é essa aqui:

Cálculo do índice de massa corporal = peso (quilos) ÷ altura² (metros)

Vamos tomar meu peso e minha altura como exemplo:

IMC = 57 / 1,61 * 1,61
IMC = 57 / 2,5921
IMC = 21,98

Nos adultos, os resultados do IMC devem ser interpretados da seguinte forma:

Imagem: Internet


No meu caso, segundo o cálculo do IMC, estou dentro do peso ideal.

COMO EVITAR A OBESIDADE

Primeiro que isso exige muita disciplina, precisamos criar o habito de cuidar mais da nossa saúde, alimentação principalmente, além de reservar um tempo para as atividades físicas.
Tudo isso exige um acompanhamento médico, consultar um nutricionista, manter os exames em dia... Tudo isso faz parte de uma série de cuidados. 

Não podemos deixar que o dia-a-dia corrido interfira na nossa saúde de forma que esqueçamos de nos cuidar, afinal não fazemos nada se nossa saúde não estiver em dia.
Quando somos mais jovens as vezes não damos muita importância, porém se você quer chegar na meia idade bem, deve começar a levar uma vida saudável hoje.

Espero que tenham gostado desse post explicativo, sei que ficou  um pouco grande mas pelo menos acredito que consegui deixar uma noção básica sobre o assunto.

Um beijo e até a próxima!



Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

66 comentários :

  1. Maravilhoso assunto, realmente precisamos estar observando nossa saúde. Ameiii o post bjss

    www.cantinhodalory.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Lory! A saúde precisa estar acima de qqr coisa, afinal sem ela não conseguimos nada, não podemos nos maquiar, pintar as unhas, ler, enfim.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  2. Oi linda tudo bom?
    achei muito util e super valida todas suas informações
    seu blog e lindo
    grande beijo
    www.zilandrarodrigues.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Zilandra! Obrigada e que bom que gostou, fico muito feliz :D

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  3. Esse certamente é um assunto muito sério, ás vezes as pessoas não conseguem emagrecer ,mas na verdade o problema é na saúde mesmo ( quem tem distúrbios,né) e não na força de vontade. Sempre é bom um acompanhamento médico.
    A alimentação é importantíssima e se cuidar sempre.
    Eu sempre me enrolo pra calcular o índice, eu sempre faço e depois esqueço como se faz kk .
    Amei o post!<3
    Obs: Você falando sobre saúde, um assunto sério e eu estragando tudo com post de guloseimas hahaha

    Um beijo!!<3

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Rê, e acima de qualquer coisa nossa saúde deve estar em dia... Eu sinceramente relaxo um pouco, poderia me esforçar e me cuidar bem mais sabe. Hahaha
      As guloseimas fazem parte, pense que minha irmã faz gastronomia e sempre ta inventando coisas gostosas, difícil resistir rsrs

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  4. Bem explicadinho amiga!
    A alimentação é muito importante... Pena que muitos só vêem isso quando estão mais velhos...quando começa a Surgir problemas de saúde...
    Eu evito muitas porcarias doces chocolates sucos frituras para minha filha... Sempre dou frutas verduras Almoço e jantar... Faço isso por Amor .... muitos acham que sou doida... Mas é para o bem dela...
    Beijoo Adorei o post 😚😚😙😉😉

    ResponderExcluir
  5. Bem explicadinho amiga!
    A alimentação é muito importante... Pena que muitos só vêem isso quando estão mais velhos...quando começa a Surgir problemas de saúde...
    Eu evito muitas porcarias doces chocolates sucos frituras para minha filha... Sempre dou frutas verduras Almoço e jantar... Faço isso por Amor .... muitos acham que sou doida... Mas é para o bem dela...
    Beijoo Adorei o post 😚😚😙😉😉

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Josy, educação alimentar começa pelos pais mesmo... Hábitos saudáveis devem ser ensinados desde criança, aí fica mais fácil quando ficar adultos...
      Vc não é doida não, está apenas se preocupando com um assunto muito importante.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  6. Super importante as informações. Questão de saúde e não só de beleza.
    Também estou no peso ideal, apesar de querer emagrecer, mas o que importa mesmo nem é tanto comer pouco, mas comer saudavelmente; é essa minha meta, e manter o índice.
    Belo post. PArabéns.
    Beijos.
    Blog Jovens Mães / Instagran / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Bruna, a gente sempre quer emagrecer mais um pouquinho né? Rsrs
      Mas sim, o importante é o foco na saúde... O corpo é uma consequência.

      Obrigada e que bom que gostou, fico muito feliz.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  7. Eu as vezes tenho muito receio em comer demais! hahahaha

    Ótimo assunto, realmente é bem importante estarmos de olhos abertos e procuramos manter o controle. Post ótimo e muito informativo!

    Beijos da Nati
    www.oxifalei.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, nem fale Nati..a gente como e depois bate aquela depressão e arrependimento rsrs

      Obrigada e que bom que gostou!

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  8. Oi, Fran.
    Isso é muito preocupante!
    Quando era criança quase fiquei obesa... Tive que fazer uma reeducação alimentar e mesmo que isso tenha acontecido faz uns 9 anos, faço de tudo para me alimentar bem... Apesar de ser uma formiguinha. kkk
    Beijos.
    Keth - Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keth, então você sabe bem como é complicado... Que bom que conseguiu se recuperar, e com certeza isso que vc está fazendo de continuar se alimentando bem e se cuidando é muito importante.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  9. Oiii Fran! Adorei o post bem explicadinho, é importante alertar as pessoas porque é muito fácil entrar na obesidade difícil é sair dela né!? E quanto mais jovem nós cuidarmos da nossa saúde melhor o nosso futuro!

    ***Beijokas -Hellen Barros.

    Apenas Giz  |  Sorteio No Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Hellen, quanto antes melhor.
      No curso aprendemos muitas coisas legais em relação aos cuidados...Quanto antes começarmos a fazer o correto, quando estivermos lá com os 30 e poucos anos vamos ver o resultado!

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  10. Postagem maravilhosa amei, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  11. Fran tudo bem?
    primeira fez aqui no seu blog amei e achei lindo!

    Então assunto super importante, hoje no Brasil está rolando muita obesidade e os médicos estão alertando.
    Cuidar da saúde muit bom e pequenas mudanças já ajudam!

    Resenha nova no blog =*

    Beijinhos,
    Blog Resenhas da Pam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Pamela,
      Estou bem sim e vc? Obrigada querida...que bom que gostou.

      Esse assunto acho muito importante mesmo, antes de cuidar da nossa aparência precisamos estar em dia com a nossa saúde. Eu penso assim pelo menos :)

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  12. Muito bom o post e s informações!!
    Hoje em dia é um dos maiores problemas de saúde no mundo todo, infelizmente.
    Já passei pelos dois extremos e nenhum dos dois é bom :(

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Carol, sério que já passou pelas duas realidades? Imagino que não deva ser fácil.
      Mas espero que esteja tudo bem agora...

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  13. Estou muito sedentária, e ver esse post , fiquei em alerta
    preciso fazer exercícios físicos. Adorei o tema .

    Taynara Mello | Indicar livros
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Tay, eu trabalho muito sentada e chego em casa tarde.. Infelizmente chego tão cansada a ponto de não senti ânimo pra caminhar ou fazer academia.
      Mas pretendo mudar logo isso. É muito ruim =\

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  14. Nossa, são muitos problemas que a obesidade pode causar! :o
    Às vezes pensamos que só afeta a estética, mas pode ser muito mais perigoso! Saúde em primeiro lugar!

    www.ellenmelloblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Hellen, com certeza não é só estética.
      Eu penso que antes de cuidar da aparência externa precisamos estar com a saúde em dia sempre!

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Ótimo testo, fiz ate a continha!!!!!!!
    http://swillaneves.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Adorei seu post Fran! Bem explicativo e sobre um assunto muito importante. Eu mesmo sofro por estar acima do peso. E uma vez que se engorda, é muito difícil conseguir emagrecer novamente...
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Lia, só quem passa ou passou pela situação sabe como é complicado.
      Que bom que gostou do post, fico muito feliz!

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  18. Amei o post as dicas bem legais e uteis.
    Eu tenho até medo pq como muita tranqueira sabe e não engordo se um dia for de engordar estou perdida ainda mais eu que quase nunca faço exercicios.
    Vou manter a vigilância.
    Bju

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary, é bom ficar de olho enquanto é novinha.. Depois de uma certa idade o metabolismo fica bem mais lento e é muito provável que a gente acumule mais peso.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  19. Caramba Fran!!! Que post incrível! Parabéns, acho que a aula e inspirou bastante né haha Acho que sou relaxada com o que como mas como em poucas quantidades e já me sinto inchada - estranho né - quando eu era obcecada pelo meu corpo ficava fazendo muitos exercícios e tinha o corpo que as garotas poderiam dizer: Perfeito ou regular. Só que ninguém sabia que mesmo eu tendo barriga tanquinho, peitos enormes, bunda durinha e ainda cochas de dar inveja ; eu não saía dos 55 kg...Tive o inicio de uma anorexia por nunca ver meu peso mudar. Bom pelo menos eu meio que tinha parado de comer besteiras haha Mas já passei essa faze... O post está muito bom! Sério mesmo, não está tão grande e eu amei o conteúdo!
    Beijos ❤
    Jardim de Palavras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Melissa, que bom que gotou, fico muito feliz, a aula inspirou sim haha fiquei pensando em como o assunto é sério. Eu não sou mãe sabe, mas vejo tantas crianças se empanturrando de refrigerante e salgadinho...sério, não entendo.
      Que bom se superou Melissa, a gente precisa cuidar da saúde em primeiro lugar e o corpo bonito é uma consequência. Quando eu comecei academia foi por causa da questão da saúde mesmo, pois passo muito tempo sentada durante o dia.

      Obrigada :D

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  20. Gostei muito do seu post e também acho que esse tema deveria ser bem mais tratado né?As pessoas não sabem do mal.E sendo que isso acaba causando depressão em algumas pessoas né? Porque aí começam as piadinhas idiotas.
    Gostei muito do seu post :)


    http://www.carolhermanas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Carol, tem mais esse fator que vc comentou...da depressão.

      Obrigada :D

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  21. Amei o post, simplesmente perfeito! As dicas, são maravilhosas.

    Beijos da Kah
    www.blogmundodakah.com.br

    ResponderExcluir
  22. Assunto bastante interessante e atual. Mas gostei principalmente da forma como falou, com clareza.
    Foi a primeira vez que visitei o seu blog e gostei do que vi. Fiquei a seguir para poder continuar a acompanhar.
    Beijo ♥
    Trovoada dos Sonhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, que bom que gostou!

      Obrigada :D

      Tbm já passei pelo seu blog ;)

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  23. Minha fada,amo post nós nos mostra a realidade do perigo que nos ronda...arrasou no post...beijos
    www.btomporfavor.blogspot.com.br
    instagram @btomporfavor

    ResponderExcluir
  24. Gostei muito do conteúdo do post pois está nos mostrando bem o que muitos passam, post bem construído e bem elabora com muitas informações interessante, adorei! Muito sucesso para você.

    Beijos da Josi ❤ | Para Sempre Julieta

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo post. Utilidade pública!
    Temos que estar atentos ao peso, e principalmente ao q consumimos!

    Beijos
    Tô Bonita?

    ResponderExcluir
  26. Assunto super sério...doença cada vez mais frequente e que atinge várias crianças!
    Primeira vez aqui no seu blog, meus parabéns você é muito linda. Bjos e sucesso.

    www.dicasdakarine.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Franciele!

    Nossa o post é quase como um alerta pra mim que vivo comendo porcaria e só vejo meu peso aumentando rs Nem tenho coragem de fazer o cálculo do IMC confesso rs

    Bjs, Mi

    http://oquetemnanossaestante.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Mi,
      Por isso achei importante dividir aqui no blog.. Eu mesma tbm relaxo bastante as vezes.

      Obrigada :D

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  28. Olá,
    Adorei o post. Alimentação é uma coisa que precisamos sempre estar de olho.
    Bjs e uma ótima noite!
    Diário dos Livros
    Siga o Twitter

    ResponderExcluir
  29. Post super útil Fran.
    Parabéns pela forma como tratou o assunto e também como ficou natural no post!

    bjO e tenha um ótimo domingo!

    Blog Breshopping da Dany
    SORTEIOS Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dani,
      Fico muito em feliz em ter conseguido transmitir a mensagem que gostaria.

      Obrigada :D

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  30. Oi Fran,
    Infelizmente as pessoas tem cada vez menos tempo para fazer uma refeição adequada e acabam optando por fast food e fazendo cada vez menos exercícios.
    Bom domingo.

    Big Beijos
    www.luluonthesky.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Lulu,
      Mas ainda bem que hoje em dia já está surgindo opções mais saudáveis!

      Obrigada :D

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  31. Nossa que post mais completo Franciele, amei a forma como você escreveu sobre esse assunto tão importante e que muitas pessoas não dão a devida atenção.
    Beijos, seguindo no blog e no g+ para não perder nenhuma novidade.
    Filha do Rei |
    Larisse Design: Seu blog de carinha nova é aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Larisse,
      Que bom que gostou!

      Obrigada :D

      Já visitei o seu tbm, já virei seguidora!

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  32. Questa estate niente di programmato, si deciderà all'ultimissimo minuto.... speriamo di partire!
    Saint Tropez non sarebbe affatto male ;)...

    best education service

    ResponderExcluir
  33. Muito interessante trazer esse assunto em questão, algo tão sério hoje em dia.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Muito bom, adorei.
    Parabéns pelo blog, adorei o post.
    Segue o blog, te seguindo como Art of life and books. <3
    Art of life and books

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!