26 de agosto de 2016

CELULITE | LDG

  e arquivado em    

Meu lado esteticista deu as caras novamente e hoje vamos falar sobre lipodistrofia ginóide, a famosa celulite.



Como eu citei acima, a lipodistrofia ginóide (LDG) é o nome técnico da popularmente conhecida celulite. Atinge tanto os homens quanto as mulheres, porém é de fato mais comum no meio feminino e é considerada SIM uma doença e não apenas uma deformação estética. E tem mais, ela com certeza TEM CURA
Digo isso porque já vi muitos sites e pessoas abordarem a celulite dizendo que não tem cura, porém tem sim. 

SIGNIFICADO

LIPO = Vem de lipos, relativo a gordura
DIS + TROFOS+ IA = Distrofia, que quer dizer desordem
GINÓIDE = Gino, que tem relação a mulher
ÓIDE = Eidos, que significa “forma de”

“Por tanto, a Lipodistrofia Ginóide é uma alteração genuína e loco-regional do panículo adiposo subcutâneo, determinante no formato corporal característico da mulher com perda do equilíbrio histológica local.” (YAMACUCHI, 1999).

A partir daqui, vou sempre me referir a celulite como LDG, ok?

HISTÓRICO

A LDG se manifesta na camada subcutânea, nossa terceira camada da pele. A imagem a seguir demonstra bem detalhada as nossas camadas da pele:




Ela pode ser desencadeada por inúmeras alterações, podendo ser por fatores incontroláveis (aqueles que você não controla) como desequilíbrio hormonal, herança genética, idade; e também fatores controláveis (aqueles que você tem controle) como sedentarismo, alimentação inadequado, ingestão de bebida alcoólica, cigarro, estresse, entre outros.

E aqui é muito importante destacar que os fatores CONTROLÁVEIS são os principais responsáveis pela formação dos agentes que provocam a formação da LDG.

É comum as pessoas pensarem que a LDG é o resultado do excesso da gordura corporal, porém isso NÃO É VERDADE. Ela é uma síndrome, que se forma como eu disse acima no tecido subcutâneo, e não no tecido adiposo (tecido responsável pelo armazenamento de gordura), se quiser entender um pouco melhor pode ler o post sobre OBESIDADE AQUI.

Por isso que existem mulheres magras e abaixo do peso que possuem a bendita celulite!

Quando você vai a academia por exemplo, irá queimar a gordura do tecido adiposo, e não a gordura localizada na camada subcutânea da pele, que é onde a celulite se forma.

COMO ELA SE DESENVOLVE

Em geral, essas células de gordura que estão situadas no tecido conjuntivo, são envolvidas por faixas fibrosas, a medida que essas células são danificadas elas se inflamam e passam a inchar-se e expandir-se. Então, essa faixa fibrosa que as envolvem ficam rígidas. E quando as células inchadas se encontrarem com a derme (segunda camada da pele - vide imagem acima), a derme em resposta vai fabricar mais tecido conjuntivo ao redor delas, provocando assim um endurecimento cada vez maior das faixas fibrosas.

Quanto mais a derme é danificada, mais a pele perde água, fica enfraquecida, chegando a um grau em que a gordura que se encontra embaixo dela começa a se projetar. Aí conforme o tecido conjuntivo está enfraquecido e desidratado, a “celulite” ficando mais visível na pele.

Abaixo temos uma ilustração, sei que ela está com vários nomes difíceis rs, mas ela mostra exatamente o que foi descrito. O importante é identificar como fica as nossas três camadas de pele e porque ficamos com aquele aspecto de "furinhos" ou "casca de laranja".




Uma das explicações por as mulheres sofrerem mais com a LDG, é o fator hormonal. Nós mulheres produzimos, entre vários, o hormônio estrogênio que favorece o acúmulo de gordura nas pernas e quadris, além de prejudicar a circulação sanguínea. Por associação pode-se dizer que a pílula anticoncepcional (por conter todos esses hormônios sintetizados) também contribui para o surgimento da LDG.

Imagem: Internet


No desenho acima podemos observar uma grande diferença entre as células de gordura masculina e feminina, infelizmente os homens ganham vantagem até nisso! Eles tem menos células de gordura em relação as mulheres, além de até o formado os favorecerem, das meninas já são até em na forma redondinha rsrs.

GRAUS DA EVOLUÇÃO DA LDG

GRAU 1: Presença do aspecto em "casca de laranja", somente quando a paciente faz contração muscular (aperta). Neste estágio, já existe um acúmulo de líquido no espaço intersticial.
GRAU 2: Presença do aspecto em "casca de laranja", na inspeção, independente da contração muscular.
GRAU 3: Presença de nódulos, a apalpação. No grau três aparecem os nódulos celulíticos que além de visíveis, também podem ser sentidos.”Aspecto saco de nozes”
GRAU 4: Presença de dor e alteração de temperatura à palpação. Este é o estágio mais avançado; as fibras de colágeno e elastina se agrupam, formando fibrose e cicatrizes internas que junto com os nódulos de gordura.

FONTE: (Borges, 2006)





PREVENÇÃO DA CELULITE


  • Sedentarismo: A atividade física ajuda melhorando a circulação sanguínea, contribuindo para que o organismo reaja positivamente a outros fatores que levam a LDG ou aceleram seu desenvolvimento.
  • Ingestão de alimentos antioxidantes: Esse assunto rende mais um post, que provavelmente vou trazer em breve. Mas esses alimentos resumidamente são os que combatem os radicais livres que são altamente destruidores de células. Algumas fontes de antioxidantes são a Vitamina C, Vitamina E, e Vitamina A.
  • Estimular a circulação: De todas as formas possíveis, colocando as pernas para o auto ao final do dia por alguns minutos, não utilizando roupas muito apertadas, não passando muito tempo do dia na mesma posição.
  • Beber muita água, sempre!
  • Optar por uma vida mais saudável: Não consumindo bebidas alcoólicas e fumar por exemplo.
  • Cuidar da alimentação: Da mesma forma que os alimentos antioxidantes combatem os radicais livres, frituras, gorduras, açucares estimulam os radicais livres que por sua vez propiciam o surgimento da LDG.
  • E é claro, os tratamentos estéticos: Celulite é uma doença e TEM cura com certeza. Já existem no mercado muitos recursos, cremes, os estudos nessa área estão muito avançados e as clínicas já oferecem muitas opções.
Os tratamentos podem ser realizados tanto para prevenir como para tratar, desde os graus mais leves aos mais autos. Esse também será o tema de um dos próximos posts sobre saúde.

E como sitei lá no início do post, a LDG tem cura sim, porém o que acontece é que muitas mulheres buscam as esteticistas para fazerem o tratamento e ao decorrer não vê o resultado esperado. 
Isso pode acontecer, se a pessoa tiver alguma doença , distúrbio hormonal, e não saiba por exemplo. Ressalto aqui a importância de sempre haver um acompanhamento médico, boa alimentação e atividades física envolvida.

Se tiverem alguma dúvida é só perguntar nos comentários!

E ficamos por aqui com as explicações, espero muito que tenham gostado e aprendido um pouco mais sobre o terror da mulherada. Beijos e até a próxima!





Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

57 comentários :

  1. Uau, que post completo.
    Eu tenho as danadas, em grau 2 acredito e já até acostumei. Fazer o que né? rsrs...
    Gostei muito do post. Parabéns!

    bjO e tenha um ótimo fim de semana!

    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Dani... Que bom que gostou!
      Eu tenho celulite também... Piorou depois do anticoncepcional
      Fazer o que, mas vou começar um tratamento logo logo.
      Beijos lindona!!!

      Excluir
  2. Oi Fran, tudo bem?
    Que post mais legal, adorei!
    Super completo e cheio de informações bacanas, muito bom!
    Eu sempre escutei que celulite não tem cura mesmo, a gente fica até desanimada dai haha ^^
    Parabéns pelo post! Seu blog é lindo e já estou seguindo! ^^

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, estou bem sim e vc lindona?
      Que bom que gostou do post...tentei trazer informações boas e de uma forma simples pra entender,
      Eu tbm tenho, mas ainda não tive tempo de parar para cuidar. Logo quero começar um tratamento!
      Já visitei seu blog e estou te seguindo tbm.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  3. Oi querida! Vim agradecer o carinho e dizer que estou seguindo também. Ótimo post, muito explicativo, afinal, a celulite é nossa grande vilã! Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Paula! Que bom que gostou, fico muito feliz :D
      Igualmente pra vc lindona !

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  4. Amei amei a dica celulite e uns dos maus que mais atormenta as mulheres.

    Beijos da Kah
    Blog Mundo da Kah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem fale Kalyne, é um terror mesmo rsrs
      Mas, pode ser tratado :)
      Que bom que gostou!

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  5. ótimas informações, pois ninguém merece ter celulite bjs
    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Me preocupo mais com estrias, adorei a postagem Fran, arasou tem muita gente que precisar ler postagens assim. Super recomendo !

    Xerooo!!

    blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Amanda, sabe que eu tenho mais estrias que celulite? Desde a adolescência... E in felizmente te digo uma coisa, as estrias sim que são muito mais difíceis de tratar :\
      Infelizmente....

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  7. Me preocupo mais com estrias, adorei a postagem Fran, arasou tem muita gente que precisar ler postagens assim. Super recomendo !

    Xerooo!!

    blogcoisasdamaandy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oiii Fran! O post ficou ótimo, eu tenho celulite mas eu não me importo muito, já ouvi dizer que refrigerante dá muita celulite né? O post ficou excelente e bem explicadinho <3

    *Beijokas -Hellen Barros

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Hellen, então, o refri é um vilão sim devido a quantidade de corante, açucar, conservante.. Enfim, eu estou tentando eliminar o refri da minha vida rs.
      Que bom que gostou lindona, obrigada :)

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  9. Uau, seu post me ajudou demais! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  10. Resenha maravilhosa amei postagem, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie, que bom que gostou lindona! òtimo fds para você tbm :D

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  11. Adorei esse post, muito bom saber mais sobre esse terror feminino.

    Beijos
    https://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o post! Bem informativo e completo. Me explicou muita coisa que eu desconhecia. Eu tenho celulite grau 2 e alguns locais caminhando para Grau 3. Mas, tenho problemas hormonais sérios e por isso nem tudo que faço dá bom resultado.
    Um ótimo final de semana.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lia, que bom que gostou...Tentei trazer informações de uma maneira que ficasse fácil de entender.
      Eu tbm tenho celulite, do grau 1 e 2. E realmente problemas hormonais interferem bastante mesmo, o certo é controlar isso primeiro para depois partir para um tratamento das celulites.
      Obrigada e um excelente final de semana pra vc tbm lindona!

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  13. Amei o post, informativo e muito interessante.

    http://art7652oflife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amei o post, informativo e muito interessante.

    http://art7652oflife.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Nossa amei o post. Sempre fiquei tbm com o pensamento que celulite não tem cura, de tanto que ouvimos isso, é muito bom saber que tem.

    Amei parabéns pelo post.


    www.larosablanca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Regiane, tem cura sim! As pessoas que não conhecem bem cometem esse equívoco, mas todas as minhas professoras do curso são bem categóricas de que celulite tem cura sim! O que acontece é como expliquei no post, as vezes a pessoas tem algum outro problema que desconhece e que interfere no tratamento das celulites...

      Obrigada mesmo lindona!

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  16. Olá, Fran.

    Depois da gravidez, celulite me virou um grande problema, mas esperei 3 anos para pensar em reverter essa situação.
    Comecei a cerca de 1 ano a me preocupar com a alimentação e sedentarismo e confesso que em poucos meses o corpo já começa a responder
    e isso é gratificante. Espero continuar assim, não somente por causa das minha celulites, mas por uma infinidade de problemas que atinge nos mulheres.
    Ótima postagem.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Camila, muito bom seu exemplo!
      Com força de vontade conseguimos qualquer coisa. Parabéns!
      Fora que além da questão da estética temos que pensar na nossa saúde acima de tudo.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  17. Gosto quando o seu lado esteticista aparece, obtenho muitas informações.
    tenho celulite, mas não é muito. Mesmo assim ainda não tomei providencia
    pra acabar com as danadinhas. Definitivamente estou na zona de conforto, esses post estão pesando a minha consciência rsrrs bjs

    Taynara Mello | Indicar Livros
    http://www.indicarlivros.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Tay, haha fico muito feliz em ler isso :D
      Eu sei como se sente pois eu tbm tenho um pouco e ainda não comecei a cuidar...Rs
      Hahaha pelo menos está servindo pras pessoas refletirem um pouco mais ne?

      Beijos lindona!

      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  18. Oi, Fran!
    Amei seu post. não sabia de muita coisa que disse q irei procurar melhorar.
    Fico bem preocupada com essas coisas, sou sedentária, porém estou fazendo uma caminhadinha do colégio para casa (melhor do que nada, né?) e já cortei refrigerante da minha alimentação já que faz mal para a saúde.
    Beijuuu,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Keth,
      É bem isso, o sedentarismo interfere em muitas coisas no nosso corpo né? Precisamos ficar de olho mesmo...
      Eu estou tentando contar o refri tbm, quase não tomo mais...Ele faz muuuito mal pra gente amiga.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  19. Adorei o post, achei super informativo! :) Não fazia ideia que era considerado doença. Aprendi muito com o seu post :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marta, fico realmente muito feliz em trazer informações relevantes a todas.
      É uma doença sim, que principalmente tem cura.

      Beijos
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  20. Ótimo post, muito informativo!!

    www.daysstyle.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  21. Não sabia de tudo isso, bom saber mais desse mal, adorei as dicas! Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Um post sem duvida interessante :)

    http://trapeziovermelho.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  23. Oi Fran,
    Acho super importante abordar esse tema. Eu tenho um pouco de celulite, mas preciso sair do sedentarismo e beber mais água.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Lulu, é importante sim... Afinal faz parte do cotidiano de muitas mulheres.
      A água ajuda muuuito mesmo, vale a pena criar o hábito!

      Beijos lindona!
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  24. Adorei o post =)
    Bem explicativo, com certeza irá tirar muitas
    dúvidas!!!

    http://maisdicassempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Celulite é algo bem chatinho mesmo as minhas são grau 2, mas acho que o que mais me incomoda são algumas estrias que eu tenho no bumbum e falam que é mais difícil de tirar ): Mas eu ainda tenho que pegar o vício de beber bastante água, bebo muito pouco ainda D: pelo menos larguei o refrigerante da minha vida aheuha

    Beijos,
    Mandy
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amanda, de fato as estrias são mais difíceis, infelizmente. Eu tbm sofro desse mal rs :\
      E quanto a água, vale a pena mudar o hábito, a água nos ajuda muito mesmo.

      Beijos lindona!
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  26. Amei muito o post e as dicas!! Emagreci 40kgs e por isso minhas celulites estão ainda mais acentuadas :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa CArol parabéns pelo kilinhos rs!
      Mas com um bom acompanhamento tenho certeza que vc consegue superar isso tbm...

      Beijos lindona!
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  27. Oi Fran!
    Adorei esse post, muito esclarecedor! A celulite me incomoda bastante, principalmente, naquela hora de colocar um biquíni, usar um short mais curtinho rs... É bom saber que tem cura, sempre ouvi falar que nunca somem totalmente!
    Parabéns pelo post, amei!!
    Um super beijo

    Blog Dani Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, que bom que gostou!
      Tem tratamento e cura sim, basta ter um bom acompanhamento e força de vontade que é possível sim ;)
      Obrigada!!

      Beijos lindona!
      Fran
      Achei e Rabisquei

      Excluir
  28. Embora eu não me atente tanto pra isso...é bom saber né.

    Bjim...
    blog Usei Hoje
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  29. oiii ,a minhas celulites nem tem mais grau,é velocidade da luz,rsssrrs
    acho que vc ganhou como top comentarista do mês^^
    manda teu endereço para esse email:
    dayse1944@hotmail.com

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!