5 de agosto de 2016

8 DICAS PARA CONTROLAR A PELE OLEOSA

  e arquivado em    

Hoje o post trás dicas muito uteis para quem assim como eu sofre com a indesejada pele oleosa!



Já tenho um post muito legal falando sobre um produtinho que ajuda bastante, se quiser conferir é só clicar AQUI.


Nossa pele fica oleosa devido a produção em excesso de sebo pelas glândulas sebáceas. Além da oleosidade acarreta também o surgimento das espinhas e dos cravos, e esse problema é muito comum atingindo normalmente até 90% das mulheres jovens.



"A pele elimina quantidades mínimas, porém constantes, de gordura que formam junto com o suor, uma película que cobre e protege a camada córnea, contribuindo para sua coesão, lubrificação e proteção da pele. Quando as glândulas sebáceas produzem mais sebo que o necessário, a pele torna-se gordurosa e torna brilhante, com poros dilatados principalmente nas regiões central da face, nariz, bochechas e queixo"

Fonte: http://www.minhavida.com.br/beleza/materias/17831-entenda-as-causas-da-pele-oleosa-e-como-se-proteger-do-problema


O fato é que nem sempre temos a pele oleosa devido aos maus cuidados, pode ser um fator genético mas não vamos entrar no mérito pois é um assunto um tanto quanto extenso pois há inúmeras possibilidades como hereditariedade, distúrbios hormonais, doenças de pele, entre outras. 

Por isso as dicas abaixo são para ajuda no controle da oleosidade de quem assim como eu, possuí a pele naturalmente mais oleosa e acneica. Vamos lá?

Dica 1: Beber muita água!
A água tem ação desintoxicante no corpo, promove a revitalização das células e mucosas na pele, isso resulta em uma hidratação de dentro para fora. É muito importante a consciência de que nenhum cosmético milagroso irá fazer efeito se não mudarmos nossos hábitos. Esse é o método mais barato e eficaz na ajuda ao combate de uma pele tanto oleosa quanto ressecada. 


Dica 2: Utilizar produtos próprios para pele oleosa
Vai do sabonete até o hidratante, maquiagens e afins. Optar sempre por produtos oil free que são aqueles livres de óleos em sua composição. 
Além deles, temos também o Ácido salicílico que é um importante aliado para quem tem oleosidade excessiva, o ácido ajuda na diminuição da produção do sebo e também faz uma leve esfoliação ajudando a não acumular os componentes oleosos que entopem os poros da pele.
Isso também vale para as maquiagens, utilizar uma base com efeito matte por exemplo, irá ajudar no controle e fazer com que a make dure ainda mais tempo.

Dica 3: Alimentação
Mais uma vez aparece a importância do cuidado de dentro para fora. A vitamina A é uma excelente aliada no combate a oleosidade pois  ajuda a reparar a pele e balanceia a produção de secreções das glândulas sebáceas. Temos também as fibras que são essenciais para desintoxicar o nosso organismo. 
E é claro procure manter uma alimentação saudável, com menor consumo de carboidratos e açúcar.


Tabela de alimentos ricos em Vitamina A
Tabela de alimentos ricos em fibras
Fonte: http://www.tuasaude.com/

Dica 4: Esfoliação
A esfoliação tem como objetivo renovar a pele eliminando as células mortas e desobstrui os poros. Esfoliar é tudo de bom! Deixar a pele lisinha, sem marcas, manchas, acnes e estimula a produção de células novas, com mais colágeno e hidratadas.
Existem diversas receitas com produtos naturais super fáceis, por exemplo a do mel + açúcar, mas também tem várias opções de produtos no mercado.
A esfoliação pode ser feita toda semana.

Dica 5: Hidratação
Sim, pele oleosa também precisa ser hidratada! A falta de hidratação pode aumentar a produção de óleo e causar o efeito contrário do desejado. Porém voltamos a questão da utilização de produtos apropriados, pois os hidratantes para pele oleosa devem ser oil free, geralmente possuem a textura em gel, mais suaves e menos concentrados como os hidratantes para pele normal. 

Dica 6: Limpeza
Lavar o rosto de duas a três vezes por dia apenas, pois ao lavar mais que isso teremos o famoso efeito rebote;  isso irá apenas estimular as glândulas sebáceas. Devido a falta do óleo que você está retirando a cada vez que lava o organismo vai entender que precisa produzir ainda mais.
Outra dica é usar água fria pois ela tem um efeito revitalizador além de fechar os poros. 

Dica 7: Remoção da maquiagem
Nunca, jamais dormir com maquiagem. Essa dica vale para qualquer tipo de pele mas pode ser ainda mais prejudicial para quem já sofre com pele oleosa. 
O fato é que pessoas que já têm a pele oleosa, quando não removem corretamente a maquiagem podem desenvolver um aumento da oleosidade. Além de que esse mau hábito com o tempo acelera o envelhecimento.

Dica 8: Proteção Solar
E por fim mas não menos importante, a utilização de proteção solar. O protetor é indispensável em qualquer rotina de cuidados diários para qualquer tipo de pele.
É importante pesquisar antes de comprar o produto, já temos no mercado opções que até ajudam no controle da oleosidade e para isso eles devem conter substâncias seborreguladoras.

E essa são as dicas de hoje!

Como eu disse acima a causa da oleosidade pode ser relativa, por isso é muito importante que você consulte seu dermatologista sempre pois o acompanhamento é fundamental.

Até a próxima!




Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

5 comentários :

  1. Oiii! Gostei muito do seu blog, já estou seguindo! :) Eu tenho uma pele bem oleosa e pelo menos uma vez na semana eu faço esfoliação, aí melhora bastante! Adorei as dicas .

    *Beijokas -Hellen Barros

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee! Obrigada :D
      Que bom que gostou! Eu sofro muito... Agora que cuido mais melhorou bastante mas na adolescência foi complicado. Minha pele do rosto era pura banha rs

      Beijosss

      Excluir
  2. Eu tenho a pele oleosa, estou sempre procurando dicas e receitinhas caseiras para controlar, o excesso de oleosidade me incomoda muito. gostei das dicas. Recentemente fiz um vídeo p/ canal, testando uma receitinha de amido de milho para controlar, da uma olhada. beijos

    Taynara Mello | Indicar Livros

    https://www.youtube.com/watch?v=j2jLoo5_Vr8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! E que bom que gostou, fico feliz.
      Vou visitar sim, pode deixar ;)

      Dicas são sempre muito bem vindas!
      Beijosss

      Excluir



Curta nossa fanpage!