19 de outubro de 2015

SUPER RESENHA: LIVRO ERA UMA VEZ... HÁ MUITO TEMPO ATRÁS

  e arquivado em    

Hoje temos mais uma resenha sobre um livro encantador. Era uma vez... Há muito tempo atrás de Brigid Pasulka.

Vim dividir a experiência de ter lido esse livro que comprei na sorte, por pura curiosidade numa feirinha de “Livros por R$ 10,00”. Ao ler o resumo e ver que o livro era de uma autora polonesa retratando um romance que se passava entre a velha e nova Polônia, o escolhi na hora para conferir sobre a história.

Eu que sou uma apaixonada pela Cultura e Folclore Polonês, iniciei a leitura, porém sem muita expectativa confesso, mas ao longo do romance fui descobrindo uma verdadeira jóia de livro. 
A historia é intensa e marcante, passa pelo início da Primeira Guerra Mundial e vai até a Nova Polônia, ou seja, fala sobre os momentos mais marcantes da história do país em paralelo conta o romance entre Anielica e Pombo, que ultrapassa gerações até chegar em sua neta “Baba Yaga”.




Vamos então para os fatos.

Primeiramente, as histórias acontecem paralelamente.

Primeiro capítulo é sobre o romance de Anielica e Pombo, mostra como Pombo a conheceu e como se apaixonou a primeira vista por ela. Esse fato ocorre pouco tempo antes do estouro da segunda guerra, eles viviam em uma pequena aldeia e Pombo para conquistar a mão dela, que na época era dada pelo pai, se prontificou em prestar alguns trabalhos de reforma na casa deles.

Pombo consegue a mão de sua amada, ocorrem outros fatos que envolve a família, como por exemplo o casamento do irmão de Anielica com uma judia da aldeia, eles tiveram uma filha, a Irena.

Após passar toda luta e dificuldades sobre a guerra, Anielica e Pombo (que ainda não haviam casado) junto com o irmão dela já casado e com a filha ainda pequena se mudam para Krakówiak com o intuito de uma vida nova, cheios de esperanças. Porém ao chegar se deparam com um cenário muito diferente do imaginado e as dificuldades permanecem.
Lá, Pombo e Anielica se casam.

Como eu disse, em paralelo a tudo isso, está sendo contada a história de “Baba Yaga”, apelido da neta de Anielica e Pombo, a terceira geração da família. Ela que acreditava que seu avô Pombo já estava morto a muito tempo, nem chegou a o conhecer. E após a morte de sua avó Anielica e sozinha no mundo se muda para Krakówiak, sua mãe - filha de Pombo e Anielica - também já era falecida. 
Uma Polônia muito diferente é demonstrada nessa parte da história, ela é uma adolescente comum, que trabalha e fica muito amiga de sua prima distante e é narrado algumas aventuras entre as duas até que uma terrível tragédia acontece.

Eu simplesmente amei esse livro. Eu amo essa parte histórica e essa “linha do tempo” entre todos esses acontecimentos, as dificuldades e lutas enfrentadas por aquele povo, o amor entre Anielica e Pombo resistindo a tudo e a todos, o desenrolar surpreendente da história de “Baba Yaga” que a princípio parecia tão comum.


Obviamente não contarei o final, mas se assim como eu, você que está lendo essa postagem gosta de um bom romance, de aventuras e muitas revelações surpreendentes, eu tenho certeza que irá gostar e muito dessa história. Eu recomendo!

Chorei bastante com esse livro!

Mas, se eu não chorar é porque não me comoveu o suficiente.

E essa é minha dica de livro de hoje.


Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

5 comentários :

  1. Que livro lindinho. *-----*
    Girl, achei seu blog super fofo, adorei a resenha. Não conhecia o livro, mas fiquei curiosa para ler. \o/

    Super beijo,
    May - http://mayeosvicios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Mayara!
      Esse livro foi um achado...Nunca ouvi falar dessa autora mas gostei do resumo na contracapa e comprei por R$ 10,00 !
      É maravilho, emocionante... Chorei demais lendo ele. Vale muito a pena!
      Obrigada pela sua visita :*

      Excluir
  2. nossa :) só pela resenha, já me interessei.
    vou procurar pra comprar, gosto de livros comoventes.
    beijos flor.
    Taynara Mello | Indicar Livros

    http://www.indicarlivros.com/2016/08/resenha-garota-do-calendario-audrey.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tomara que você consiga achar... Eu encontrei ele na sorte, numa feira e paguei 10,00.
      Essa escritora não é muito famosa mas esse livro foi com certeza um dos mais lindos que já li na vida. Amei de paixão e me emocionei muito.

      Beijosss

      Excluir



Curta nossa fanpage!