21 de setembro de 2020

DICAS PARA PARTO VIA CESÁREA

  e arquivado em    

Olá leitores! No post de hoje vim trazer dicas úteis para as mamães de primeira viagem via parto cesárea, de acordo com a minha experiência, lembrando que a maioria das dicas serve tanto para as mamães que ganharão os bebês pelos SUS ou pelo convênio médico.




Desde o início da gravidez mantive a minha mente aberta em relação a via de parto que a minha filha nasceria, gostaria muito que fosse parto normal porém caso houvesse necessidade, visando principalmente a segurança dela e minha, faríamos uma cesariana sem problema.

Eis que no dia que entramos nas 40 semanas de gestação eu entro de madrugada em trabalho de parto, num primeiro momento achamos que daria certo o parto normal porém devido algumas intercorrências, precisamos fazer uma cesariana.

E por conta dessa minha experiência, vim separar algumas dicas que vão ajudar as mamães que não sabem muito bem o que esperar dessa via de parto, espero muito que ajude e esclareça as dúvidas!




Primeiro ponto importante para deixar bem claro: Parto de cesárea é uma cirurgia, e vai querer muitos mais cuidados que o parto normal, tenha ciência disso, principalmente se você for uma pessoa muito ativa, que não gosta de depender de terceiros para as atividades do dia-a-dia. Pois por um longo período de pelo menos 30 dias, você ficará limitada a algumas tarefas que antes eram de rotina.


Nos primeiros dias, até para levantar da cama precisará de ajuda pois não tem como forçar o abdome, primeiro por conta dos pontos, segundo porque dói pra caramba rs.


Importância do acompanhante na maternidade: Seja seu marido, mãe, irmã, amiga... quem quer que vá te acompanhar no parto, precisa estar preparado pois você dependerá dessa pessoa em tempo integral nos dias que ficará na maternidade. As primeiras horas do pós parto de cesárea precisamos esperar a anestesia passar, o bebê já fica no quarto, vai precisar de cuidados e o acompanhante fará tudo isso além é claro de cuidar de você.


Então o prepare e converse bastante, ele será seu apoio, no primeiro banho as enfermeiras ajudam porém nos demais não, e precisamos de ajuda até para ir no banheiro.


Confie na equipe médica: Eu senti muito medo do parto cesárea, mesmo porque eu nunca tinha feito uma cirurgia antes, mas nesse momento estamos muito fragilizadas, nos resta apenas confiar na equipe e que tudo dará certo, o nervosismo é inevitável, mas pensar positivo e focar no bebê que está chegando ajuda a acalmar, se manter no controle principalmente como no meu caso, seria um parto normal que de última hora evoluiu para uma cesárea.


Leve lanches leves na bolsa: Uma coisa que fez bastante falta foi alguns lanchinhos como bolachinhas e barras de cereal, os horários de servimento de refeição dos hospitais são meio doidos rs, muitas vezes bate uma fome entre uma refeição e outra e com o Covid não tem como ficar saindo do hospital, então ajuda bastante se tiver algo prático para "enganar" a fome.


Calcinha/Fralda descartável: O sangramento de pós parto, independente da via de parto, é um fluxo bem expressivo, chega até assustar, como disse antes precisamos de ajuda pra até ir no banheiro e uma forma prática para higiene é utilizar calcinhas descartáveis, elá protege bem mais principalmente quando fluxo é intenso, em alguns casos nem o absorvente pós parto dá conta do sangramento... e para trocar basta tirar descartar e colocar uma nova. 





Leve uma almofada para amamentação: Dica de ouro! Isso porque o corte da cesárea vai doer, vai ser difícil encontrar uma boa posição para amamentar, principalmente nas primeiras horas, sentar-se é bem complicado, e mesmo que seu leite ainda não tenha decido, como foi meu caso, você vai precisar oferecer para estimular a decida do leite e a sucção do bebê. Nesse caso uma almofada ajuda muito a elevar o bebê para alcançar o peito. fora que assim não precisará fazer muita força então, sei que vai fazer mais volume entre as malas mas vai te ajudar muito nesse momento ter a almofada própria de amamentação.





Vá preparada financeiramente: (Dica para quem irá ganhar o bebê via plano de saúde) No meu caso, íamos tentar parto normal, para essa via de parto não é necessário o instrumentador cirúrgico. No caso da cesárea esse custo é a parte e os planos médicos não cobrem, por isso mesmo que esteja planejando um parto normal, é importante guardar para levar uma reservinha caso seja necessário acionar o instrumentador para um parto via cesárea. Aqui na minha cidade custa em torno de R$ 250,00 e eles aceitam apenas em dinheiro, então vale se prevenir.


Aceite ajuda: Ao chegar em casa, se tiver rede de apoio como mãe, sogra, irmãs, enfim, que oferecerem ajuda, nem que seja na primeira semana aceite, pois vai precisar. Principalmente para comida, porque é muito importante fazer as refeições certinhas para sua recuperação, para o leite, e com o bebê para cuidar o tempo e a rotina parecem ficar de cabeça pra baixo até tudo entrar nos eixos. Então, nesse momento é muito importante ter alguém para apoiar e caso não seja possível, pelo menos em relação a alimentação, antes do bebê nascer é interessante investir em legumes congelados, e coisas que facilitem o seu dia-a-dia, porque mais uma vez, a alimentação nessa fase é de extrema importância.




Essas foram as dicas que separei,


A mensagem mais importante que gostaria de deixar é, não importa a via de parto, o que importa é receber seu bebê saudável nos braços!


Tudo passa, basta focar nos cuidados, não forçar e seguir todas as recomendações médicas, logo vem a recuperação e é só curtir cada momento especial ao lado do nosso pacotinho de amor.


Um beijo e até o próximo post!

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Nenhum comentário :

Postar um comentário



Curta nossa fanpage!