7 de outubro de 2016

COMO EVITAR AS PONTAS RESSECADAS

Um dos maiores exemplos de queixas que já ouvi quanto aos cabelos virgens são os das pontas ressecadas, por isso escolhi esse tema para trazer pro blog. Separei algumas dicas bem fáceis e simples que podem ajudar a todos que precisam de ajudinha no combate as temíveis pontinhas ressecadas.



Hoje voltamos a falar sobre um dos assuntos que mais gosto, cuidados com os cabelos.
Sempre comento sobre cuidados e dicas de produtos para utilizar nos fios, principalmente para as pessoas que assim como eu possuem química nos cabelos. São as que sempre precisam e devem cuidar mais atentamente para terem os cabelos com um aspecto mais bonito e saudável – compensando assim os efeitos das químicas. Quem faz sabe o quanto prejudica e como aparência fios tende a ficar mais ressecado.



Porém é importante comentar aqui que mesmo cabelos 100% naturais também precisam de cuidados, é muito comum ouvir pessoas pedindo dicas para melhorar a aparência dos cabelos mesmo sem nunca na vida ter passado por algum processo químico.

O exemplo será real, peguei o cabelo da minha irmã, que é virgem, nunca foi pintado, descolorido ou alisado e ainda assim ela precisa estar sempre cuidando para que as pontas não fiquem ressecadas e os friz controlados.





Então, se você quer recuperar suas pontas, ou simplesmente prevenir o ressecamento, é só conferir a seguir as dicas!

CORTAR AS PONTAS


Cortar as pontinhas ajuda a renovar e a manter os fios com aparência mais saudável, eu corto a cada três meses e no meu caso é o suficiente. As vezes relaxamos um pouquinho ou sentimos preguiça mas acho legal manter essa rotina de corte nem que seja para cortar apenas alguns centímetros, já vai ajudar bastante a eliminar as pontas ressecadas.





CORTE BORDADO


O corte bordado ficou muito famoso e acho que hoje em dia todos já conhecem a técnica que consiste em remover apenas as pontas duplas e ressecadas do comprimento do cabelo, e não apenas do final como acontece no corte convencional. Hoje já existe no mercado um aparelho próprio e muitos profissionais já usam, porém é possível fazer em casa conforme o tutorial a seguir da Luciane Ferraes mostra pra gente.





HIDRATAÇÃO TODA SEMANA


Hidratar é muito importante, não tem como fugir! A recomendação é toda semana, aqui no blog tem várias dicas de receitas e hidratações simples e baratas que você consegue fazer tranquilamente no seu dia-a-dia.

HIDRATAÇÃO COM GELATINA PARA ENCORPAR OS FIOS
CUIDANDO DOS CABELOS COM MENOS DE R$ 10,00
HIDRATAÇÃO CASEIRA COM GLICERINA LÍQUIDA | BARATA E POWER!
HIDRATAÇÃO ACESSÍVEL E POTENTE EM CASA!



USAR PROTETOR TÉRMICO SEMPRE QUE FOR UTILIZAR FONTES DE CALOR


Isso vale pra secador, chapinha, modelador... Sempre antes de utilizar qualquer um desses deve-se aplicar um produto para fazer essa proteção no comprimento e principalmente nas pontas que são sempre as mais afetadas.




EVITAR USAR COM FREQUÊNCIA AS FONTES DE CALOR


Usar todos os dias algum desses equipamentos citados acima vai detonar as pontas do cabelo, não tem jeito. Infelizmente o aquecimento causado por eles vai ressecar principalmente as pontas que já são normalmente mais sensíveis. É interessante limitar o uso de forma que utilize apenas quando necessário, se não todos os outros cuidados vão acabar não resolvendo muita coisa.



NO VERÃO, OU NAS EXPOSIÇÕES AO SOL, USAR LEAVE-IN


Leave-in com protetor solar são produtos próprios para proteção dos efeitos solares contra os cabelos. No verão onde ficamos expostos ao calor, vamos a praia, piscina, é interessante investir neles, protegendo as pontas e ao mesmo tempo as mantendo hidratadas.








USAR ÓLEO DE ARGAN / REPARADOR DE PONTAS


Adoro essa dica! Uso sempre, depois de lavar e já com os cabelos secos sempre aplico óleo de argan que além de hidratar dá muito brilho. Pode usar diariamente, até mesmo quando não lavamos os cabelos. Pode pra passar de manhã antes de sair pro trabalho, a noite antes de dormir, se joga no óleo ou reparador de pontas que é tudo de bom e as pontinhas agradecem.




UMECTAÇÃO


Outra grande aliado para melhorar e combater as pontas ressecadas é a umectação, aqui no blog já tem post falando sobre o assunto, se quiser conferir é só CLICAR AQUI.
Ela ajuda muito a devolver o aspecto de saúde dos fios e das pontas. Ajuda até mesmo nas pontas duplas, pois quem tem a ponta ressecada também tem aquelas pontinhas duplas chatinhas que além de incomodar, fazem com que nosso cabelo quebre e arrebente com mais facilidade.






NÃO LAVAR OS CABELOS NA ÁGUA MUITO QUENTE


Também já comentamos sobre esse assunto num post específico , além de ressecar o cabelo como um todo, as pontas sempre são as mais prejudicadas nessa história. O ideal é sempre optar por temperaturas da  água de fria a morna na hora de lavar os fios.



Essas foram as minhas dicas especial de hoje, espero muito que ajude você a recuperar suas pontas e alcançar aquele cabelo lindo dos sonhos, com certeza é possível, basta um pouquinho de atenção e cuidado.



Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

67 comentários :

  1. Várias dicas legais, adorei o post. Parabénssssss.

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! O que tem funcionado comigo foi cortar, antes nunca cortava e enchia de pontas ressecadas!
    Também parei com a agua muito quente!

    Adorei!

    Beijos da Nati
    www.oxifalei.com.br
    Snap: nath.thamires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A água é realmente uma grande vilã Nati, cortar sempre ajuda, vc já o corte bordado? Parece que não mas ele faz muita diferença!

      Bjuss

      Excluir
  3. ADorei as dicas, eu uso o óleo de coco e tem dado muito certo!

    ♥ Beijos! ♥

    https://aprimeiracasaninguemesquece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Tenho que evitar a água muito quente para lavar o cabelo.. por ser muito friorenta eu costumo utilizar muito.

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah eu sei Fernanda rs, eu mesma tenho que me dedicar muito rs... Banho de água quentinha é bom de mais né?

      Bjs

      Excluir
  5. Dicas incríveis Fran!
    Eu corto um dobrado com o meu.
    Ah! O cabelo da sua irmã é lindo!

    bjO e tenha um ótimo fim de semana!

    Blog Breshopping da Dany
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS
    Instagram: @breshopping_da_dany
    Twitter: @brechodanylins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, dá trabalho né? Rsrs
      Vou transmitir seu elogio a ela :D
      Obrigada lindona... Bjusss

      Excluir
  6. Meu cabelo se divide antes e depois de eu ter conhecido o corte bordado. Você não tem noção de como faz diferença e não tira o comprimento! Umectação também é minha melhor amiga. E nem pensar usar secador e chapinha sem protetor térmico, morte dos fios na certa.
    www.rumorandhorror.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corte bordado parece que não faz diferença mas faz né Lina? E a umectação realmente melhora, eu tbm já fiz o teste, vale a pena.
      Beijos lindona

      Excluir
  7. Olá, tudo bem? Adorei as dicas, são super válidas...

    Beijos,
    Duas Livreiras / Sorteio de 3 KITS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, estou bem sim e vc?
      Que bom que gostou :)

      bjusss

      Excluir
  8. Preciso me inspirar e cortar as minhas pontas, chegou num ponto que nenhum tratamento dá conta. Sabe quando seu cabelo pede tesoura? o meu tá assim.
    Ameeeei o post, super completinho. Tu é show!

    Beijocas
    www.ysemarquesblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada lindona, que bom que vc gostou :D
      E se eu pudesse te dar um conselho, diria pra vc cortar mesmo amiga, vai um up bem legal no seu cabelo!

      bjsss

      Excluir
  9. Dicas valiosíssimas ♥ Eu fiz a umectação com óleo de coco pela primeira vez e achei incrível. Não recuperou meus fios por completo, mas senti ele bem mais levinho. Usar a glicerina na hidratação também é muito bom, o cabelo fica um pouco mais pesado, mas depois de seco sai e ajuda bastante. E sobre o corte bordado, fiz uma vez e meu cabelo ficou repleto de fios soltos mesmo, como se fosse frizz. Nunca mais tentei :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tbm gosto bastante da hidratação com glicerina :)
      O corte bordado é bom vc cortar só a pontinha que está ruim sabe? E não o fio inteiro...talvez seja isso que deu errado...bjusss

      Excluir
  10. Oi Franciele! Gostei muito do seu Blog e já estou seguindo!Estou usando o Óleo de Coco e amando muito! Visite o meu Blog e se gostar,siga também!Beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi lindona, já te visitei e estou te seguindo tbm ;)
      bjusss

      Excluir
  11. Olá vc acredita que hoje eu estava na duvida do que eu ia fazer com as minhas pontas do cabelo, pois estava muito muito ressecado, tava uma palha de aço haha, ai aqui em casa to sem muita opção de usar, então passei o oleio de argan apenas nas pontas e enrolei, to ate agora kkk espero q fique bom. eu costumo corta eu mesma também a cada 3 a 4 meses. beijos amei as dicas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Denise, eu espero que tenha ficado bom...óleo de argam é muito bom tbm, eu adoro <3

      Bjsss

      Excluir
  12. Dicas maravilhosas amei, bom final de semana, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  13. Eu passo por isso de ter as pontas mais secas, uso a maioria das dicas e tem dado certo. Cabelo dá trabalho viu rsrs gostei do post, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Suzi, dá muito trabalho né!?
      As minha stbm são terríveis...

      Bjusss

      Excluir
  14. A hidratação sem dúvidas é a melhor saída para evitar! Amei as dicas Fran
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Cris, hidratar é essencial pra quem quer ter um cabelo bonito :)

      Excluir
  15. Adorei as dicas ♥
    Acho que já pratico todas elas, com exceção do "NÃO LAVAR OS CABELOS NA ÁGUA MUITO QUENTE", porque eu tomo banho com a água fervendo haha

    ResponderExcluir
  16. Adorei as dicas, acabei de passar recentemente por um corte quimico e estou querendo redobrar o cuidado com meu cabelo!
    Já anotei aqui pra testar hahaha
    Amo fazer umectação, meu cabelo sempre fica muito bom um dia depois do procedimento! <3
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Rafa, vai ter que cuidar bastante mesmo pra recuperar do corte, que bom que gostou do post :)

      Bjsss

      Excluir
  17. Oi Fran!

    As minhas pontas estão mega ressecadas e não queria cortar o cabelo, por isso, vou seguir as outras dicas, principalmente a da hidratação toda semana. Quem sabe resolve, né?

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mi, resolve sim...hidrate bastante, pesquise receitinhas caseiras, aqui no blog já tem várias opções, logo logo seu cabelo estará 100%
      :D

      Bjsss

      Excluir
  18. oi Fran tudo bem?

    Não conhecia esse método corte bordado, vou procurar em algum salão aqui,
    esse post está completo, vou fazer essa umectação de oléo de coco.
    adorei as informações beijos

    Taynara Mello| Indicar Livros
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Tay, estou bem sim e vc lindona? :)
      O corte bordado é ótimo, se conseguir encontrar faz pra vc ver a diferença, aqui na minha cidade eles cobram uns R$ 40,00 pra passar a maquininha...
      E a umectação é top, faz mesmo e finaliza com uma hidrataçãozinha :)

      Bjusss

      Excluir
  19. Adorei as suas dicas! Super valiosas. A gente relaxa com o cabelo né? Confesso que os cuidados que tomo é apenas usar o óleo de argan, mas vou me atentar e cuidar melhor dos meu fios. Parabéns pelo blog!

    http://publicandoblog.wixsite.com/publicando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Giovana, que bom que vc gostou das dicas! Óleo de argan é muito bom!!!

      Beijoss

      Excluir
  20. Fran cortei mais da metade do meu cabelo por estar com as pontas horríveis. Não teve hidratação que desse jeito hauhauhauha; sou louca por esse corte aéreo mas eh mt caro. Amei as dicas; ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Kalyne, realmente tem casos que o dano está muito grande que daí o remédio é cortar mesmo.
      Fico muito feliz que tenha gostado :D

      Beijos

      Excluir
  21. As ultimas dicas são um arraso eu sempre corto em 3 em 3 meses meus cabelos e preciso de uma hidratacao bem resistente e que der brilho adorei, vou tentar fazer a umectação Beijos ♥

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta fazer sim Amanda, eu tbm corto bem certinho a cada 3 meses :)
      Que bom que gostou!

      Bju

      Excluir
  22. As ultimas dicas são um arraso eu sempre corto em 3 em 3 meses meus cabelos e preciso de uma hidratacao bem resistente e que der brilho adorei, vou tentar fazer a umectação Beijos ♥

    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Sabe quando você chega no blog e vê algo que parece ter sido escrito para você?!?!? Foi agora... Cabelo é meu karma haaha sempre preciso de dicas e hoje mais que nunca!!! Pq cabelo tem um dom de levanta e baixar sua autoestima. Quando ele está bonito vc se sente mais segura, quando não... bláaaaaaa

    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é bem verdade, o cabelo tem esse poder de elevar ou diminuir a auto estima, eu pelo menos sou assim, quando meu cabelo ta bonito eu nem faço questão de me arrumar muito rs.

      Beijo!

      Excluir
  24. Dicas legais e preciosas se colocarmos em prática! Amei o post!!!
    Simplesmente Princesa 💛 Fan Page
    Abraços e sucesso sempre 💛

    ResponderExcluir
  25. Oi, Fran.
    Cuti muitoo o seu post!
    Quarta-feira tive um estresse com os meus cabelos e fiz a mamis cortar 4 dedos... kkk As pontas estavam bem ressecadas... Aff
    Agora decidi cuidar mais dos meus cabelos e fazer hidratação toda semana.
    Minha mãe comprou um produto ótimo para hidratar meus cabelos, o resultado foi imediato!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Corte, hidratação e protetor térmico são as melhores ações para cuidar dos cabelos, faço e sinto bem a diferença.
    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  27. Amei a postagem. Muito boas suas dicas.

    Abração!

    ResponderExcluir
  28. Gostei de mais das dicas vale apena seguir bjs

    ResponderExcluir
  29. Dicas ótimas!! Eu tento seguir tudo certinho já que meus cabelos estão com as pontas terríveis, mas sempre peco na hora da água quente :(
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas. Uso quase todas e realmente senti diferença
    Beijos

    ResponderExcluir
  31. amei as dicas, bjs
    lanibelezafeminina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Adorei esse post, eu sofro demais com as pontas ressecadas e agora vou aderir a essas dicas!!
    Beijos <3

    ❤ BLOG OCEANOS DE IDEIAS ❤

    ResponderExcluir
  33. Tanto óleo de argan quanto aquelas gotas de silicone ajudam e muito cuidar das pontas dos cabelos.
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  34. Oi Fran, adorei essa postagem. Apesar de sempre está cuidado das madeixas, uso muita fonte de calor, então sempre estou atenta a novas dicas e técnicas que de alguma forma venham a somar.
    Um super beijo flor!

    ResponderExcluir
  35. Sou apaixonada por suas dicas, morro de vontade de vontade de conhecer o corte bordado. Porém por aqui ninguém faz!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  36. Fran como gostei do post. Estava mesmo precisando saber como cuidar do meu cabelo e ainda mais que deixei de fazer progressiva e a única química que estou usando é a pintura e essa não tenho como deixar de fazer - os meus cabelos brancos ainda são poucos para deixar de pintar.Importante essa parte da hidratação e é bom sim fazer toda a semana.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  37. Oi Fran, tudo bem?
    Adorei as dicas e vou tentar algumas. Eu sofro muito com o ressecamento do cabelo. No meu caso é de abaixo da orelha até as pontas. Eu uso tinta direto e isso deixa os cabelos problemáticos. Bjus
    lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  38. Hello ! This is not spam! But just an invitation to join us on "Directory Blogspot" to make your blog in 200 Countries
    Register in comments: blog name; blog address; and country
    All entries will receive awards for your blog
    cordially
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/


    Olá! Isto não é spam! Mas só um convite para se juntar a nós em "Directório Blogspot" para fazer o seu blog em 200 países
    Registre-se em comentários: nome do blog; endereço do blog; e do país
    Todas as entradas receberão prêmios para o seu blog
    cordialmente
    Chris
    http://world-directory-sweetmelody.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Muito boas as dicas, tenho feito cronogramas aqui em casa e cuidando muito pois detesto as pontas detonadas, quando chega ao extremo corto mesmo sem pena.

    Beijos
    http://pimentasdeacucar.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Amooo assuntos de cabelo e cuidar do meu cabelo. Sou até um pouquinho psicótica em relação aos meus fios, hidrato toda semana e agora que fiquei loira estou cuidando mais ainda. Adorei as dicas e te segui beijos.
    www.blogfeeminices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!