23 de julho de 2016

ÁGUA QUENTE NO BANHO FAZ MAL PARA OS CABELOS?

  e arquivado em ,    

Olá pessoal, hoje voltamos com tema sobre cuidados com os cabelos.




Estamos no inverno, sei que esse assunto já foi muito comentado, porém vim trazer minha própria experiência.

Muitos já sabem que no momento da higienização dos cabelos não podemos usar água quente, algumas pessoas gostam da água arrancando o couro (tipo eu) haha. Porém essa é uma prática muito agressiva aos para os nossos fios, sendo um erro que insistimos em cometer.

O calor da água faz com que a fibra capilar fique inchada, deixa as cutículas dilatadas fazendo com que o cabelo até embarace mais, além é claro de ressecá-los. Também causa a desregulação da camada hidrolipídica (barreira externa da nossa pele com a função de protegê-la) e com isso aumentando a oleosidade.

Deixa os cabelos opacos, ásperos, sem brilho...E para as loirinhas tem mais um porém, ainda  faz com que nosso cabelo amarele bastante!

Sofri isso na pele!



A foto do “antes” foi um pouco antes de iniciar o inverno, e a do “depois” eu tirei a uns 15 dias atrás. Lembrando que continuei fazendo o mesmo cronograma, apenas com a diferença que eu estava usando água quente para lavar e enxaguar.
Relaxei e olha no que deu... Meu cabelo ficou todo ressecado!

O ideal é iniciar a lavagem com água morna, assim com a fibra capilar levemente dilatada, aplica-se a máscara e deixa agindo enquanto fazemos o “ritual” do banho e para o enxágue usar água fria.

Mas como faz com esse fio? 

Fora que sabemos que após um dia longo e estressante dia de trabalho, um banho quente é a melhor opção para relaxar.


Minha dica hoje e inclusive é o que eu venho fazendo, é de lavar o cabelo separado. Primeiro eu lavo somente os cabelos com o chuveirinho agachada no box na água de morna a fria, aplico os produtos, deixo agindo e apenas depois tomo meu banho com a água na temperatura que eu gosto. Apesar de doer as vezes um pouco o pescoço rs essa foi a melhor alternativa que encontrei, porque convenhamos né... Tomar banho gelado no inverno não dá! Haha

Para as amigas que não tem muito tempo e não conseguem fazer o processo separado como eu, sugiro que mude a temperatura pelo menos para a água morna, dessa forma pelo menos o dano será menor.

Beijos e até a próxima!


Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

18 comentários :

  1. Bom dia, Franciele, é um prazer estar aqui!
    Fiquei muito feliz com sua visita, vim retribuí-la e o que encontrei foi mais do que esperei - que blog lindo e repleto de excelente conteúdo! E que simpatia vc!
    Aliás, a dica para lavar os cabelos antes do banho (também aaaaamo água beeeeeem quente! rs), no chuveirinho, caiu como uma luva!

    Seja sempre bem vinda ao Meu Doce Lar (por conta de algumas questões pessoais, restringi e pausei minhas postagens, mas já estou trabalhando para retomá-las e focá-las, viu?)!
    Bj grande e que Deus te abençoe! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karin!
      O prazer é todo meu em ter você por aqui! :D
      Seu blog também é um encanto e espero que retome mesmo, costumo dizer que nossos cantinhos de ideias fazem bem pra alma haha
      Também fico muito feliz que gostou das dicas, sempre tem coisinhas novas por aqui.
      Amém e que Deus abençoe vc e a família linda também, grande abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. A água quente tira inclusive a queratina do cabelo... Vale a pena o esforçinho ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu ia morrer sem tirar essa dúvida ! haha, porque sempre perguntei a algumas pessoas só que sempre as respostas eram divididas um falavam que fazia mal e outros q não fazia.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Nossa como muda o cabelo achei ele bem mais solto pois água quente resseca o cabelo
    adorei seu post
    bjos

    ResponderExcluir
  5. eu basicamente só tomo banho com água quente, mas eu percebi mesmo que o cabelo fica bem pior, mas seco e fora que ajuda a dar caspa. Mas eu gostei da dica de lavar primeiro os cabelos depois tomar o banhinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, eu sempre lavo o cabelo antes..quando tenho tempo rs
      Beijoss

      Excluir
  6. Não só pro cabelo, mas pro corpo também. Teve uma época em que eu tomava banho super quente (mesmo no verão) e como resultado fiquei cheia de bolinhas vermelhas que coçavam muito (não era catapora nem nada do tipo), o dermatologista falou que é devido a agua quente, que era pra diminuir o tempo no banho, tomar banho com a água morna e tive que usar uma pomada pra aguentar a coceira, vc acredita? Obrigada pelas dicas <3

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito de lavar o cabelo com água fria, mas quando está muito frio, dá uma preguiça lavar o cabelo separado.

    Beijos

    camilatuan.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bem? Estamos em outubro e aqui em SC tem dias que faz frio ainda, pode isso? Fico me perguntando quando o verão irá chegar haha Eu sou daquelas que tomam banho bem quentinho, mas já vi o que acontece com os cabelos :/ Imagino o quanto deve doer o pescoço haha mesmo assim vou tentar a sua dica. Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
  9. Teve uma época que eu lavava meu cabelo separado e fez tanta diferença que depois disso mesmo se estiver frio eu não consigo tomar banho muito quente por causa do mal que faz aos cabelos! Se estiver MUITO frio mesmo e eu não conseguir MESMO diminuir a temperatura do chuveiro lavo com a água quente normalmente e depois abro mais o chuveiro para vir um "jato" de água fria para fechar as cutículas dos fios!
    http://sweetluly.expressorosa.com/

    ResponderExcluir
  10. Eu nunca tive o hábito de lavar o cabelo com água morna/quente mas amei ficar sabendo dos problemas que ela causa

    ResponderExcluir
  11. Nossa, deu uma super diferença a água quente né? Realmente ela é péssima para o cabelo, mas tão gostosinha hahah Ah e não faz mal só para o cabelo não, minha dermatologista vive falando para eu parar de tomar banho quente e demorado porque prejudica a pele também! No meu cabelo eu nunca vi tanta diferença da água morna pra quente, mas na minha pele dá uma diferença e tanto. Mas não tem como não tombar banhozinho quente no frio né?

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho o costume de sempre tomar banho quente, o morno só se estiver muito calor e o frio nunca! hehehe

    Noto que este hábito tem prejudicado meus cabelos, mas tento compensar com hidratação.

    ResponderExcluir
  13. Eu sei, sério, mas principalmente no inverno não consigo tomar banho morno de jeito nenhum, se o chuveiro não está quente eu já fico mega irritada e aí não consigo relaxar e o banho se torna algo horrível. Já tentei várias vezes diminuir a temperatura mas sempre volto pro quente para relaxar. Mas eu sei de todo o mal que isso faz para a pele e os cabelos.

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!