9 de dezembro de 2016

ENTENDA OS RÓTULOS DOS COSMÉTICOS

  e arquivado em ,    

Olá pessoal! Hoje o post é da nossa amiga parceria Emanuelly Suhett do blog Esteticando-se, está cheio de ótimas informações que além de educativas são muito importantes na hora de escolher qual produto comprar, é conteúdo de primeira.

Imagem: Blog Esteticando-se


Segundo o site Negócio estética "Diariamente, a população utiliza cosméticos sem ter a ciência que substâncias encontram-se presentes. Ela é convencida pelo marketing da marca, por indicação de leigos ou não. Entretanto, antes de adquirirmos o produto, devemos ter o conhecimento da composição do cosmético por meio da leitura crítica do rótulo para visualizar os ativos e matérias-primas presentes." A leitura do rótulo oferece ao usuário as informações dos ingredientes e a concentração do mesmo no produto. 


Porém o que muita gente não sabe é que geralmente nas formulações os ingredientes (aquelas letrinhas bem pequenas que todo produto tem) obedecem uma ordem de concentração no produto. Ou seja, se estiver no começo do rótulo possui uma grande concentração, no meio uma média concentração e no final mínima concentração.



Além disso, é muito importante saber que os ingredientes/ativos são escritos em uma nomenclatura internacional de cosméticos, o chamado INCI.

O que é o INCI?

Segundo a Cosmética em foco "INCI é uma nomenclatura internacional de ingredientes cosméticos (International Nomenclature of Cosmetic Ingredients) utilizada internacionalmente para padronizar os nomes dos ingredientes utilizados em produtos cosméticos. Trata-se do sistema reconhecido e adotado mundialmente". Isso complica um pouco no entendimento dos ingredientes, pois digamos que o produto tenha Óleo de argan, no INCI estará como  Argania Spinosa Kernel oil.

Dessa forma é importante saber alguns dos nomes para ajudar na escolha de um produto. Sempre que puderem pesquisem INCI de produtos que queiram comprar, vai ajudar bastante. Veja a baixo uma tabela com os nomes dos ativos/ingredientes em português, o INCI (a forma que aparece no rótulo) e a sua respectiva função.


Composição básica de uma formulação cosmética:

- Princípios Ativos: Podem ser de origem animal, vegetal ou mineral. Sendo responsável pela ação do produto. Os ativos são muito importante para definir a finalidade de um produto, existem inúmeros e a cada dia vem surgindo cada vez mais, podem ser por exemplo, para hidratar, preencher, tonificar, acalmar, rejuvenescer, vai depender da sua propriedade. Algumas vezes algumas marcas colocam na frente do produto ativos principais e ao ler a composição pode-se ver a colocação que muitas vezes não está de forma concentrada, por isso ter noção sobre eles é relevante. 

Acredito que é muito importante saber os ativos, pra mim é a parte mais precisa de um produto, vou deixar aqui em baixo duas listas de ativos de duas marcar confiáveis, confere ai:





- Adjuvantes: Possuem ação modificadora de propriedade podendo ser emolientes (ácidos graxos, ceras e silicones), umectantes, tensoativos, espessantes e entre outros. O objetivo destes é alterar a base cosmética sem necessariamente serem considerados ativos propriamente. Os adjuvantes com ação corretiva são os corantes, fragrâncias e conservantes (sequestrantes, antioxidantes e antimicrobianos) e entre outros. O objetivo destes é adicionar ações que permitam melhor aceitabilidade ao consumidor como dar cor e aroma. Os conservantes são utilizados para garantir a validade do produto estabelecido.

*Emolientes: são substâncias capazes de formar uma película sobre a pele, evitando a evaporação de água da pele, ajudando a manter seu conteúdo hídrico (de água) hidratando a pele.

*Umectantes: São compostos que, além de reter água, tem afinidade por ela e tem ação umectante. São substâncias higroscópicas, cuja função é reter água no creme evitando a perda da mesma. Na pele, retém água aumentando o seu teor e promovendo hidratação.

*Antioxidantes: combatem o envelhecimento precoce, atuam nos radicais livres (causam envelhecimento) e ajudam a prevenir doenças.

- Veículos e excipientes: Tem por finalidade dar forma ao cosmético, solubilizar e veicular as matérias-primas e ativos. O veículo é a parte da fórmula que são incorporados os ativos, e vale a pena dizer que cada tipo de pele é melhor adequada a certo veículo. São eles, gel  (pele oleosa), creme gel (pele mista ou normal), creme (pele seca), sérum (todos os tipos de pele), aerosol, mousse etc.

Para ficar mais claro, veja essa tabela com algumas classificações de ativos e exemplos de cada um deles.



Definição de alguns termos dos produtos

- Não comedogênico: O nome científico do cravo é comedão, por isso está ligado a produtos que não obstruem os poros e não estimulam o aparecimento dos cravos. Ideais para peles oleosas e acneicas.  Dessa forma evite os derivados de petróleo.

- Oil free: são produtos sem óleo em sua composição, ideal para peles acneicas e oleosas.



- Hipoalergênico: produto formulado para diminuir as chances de possíveis alergias. Podendo estar presente em hidratantes, esmaltes, maquiagens etc.

- Autobronzeadores ou Self Tannings: São produtos que colorem quimicamente a pele, imitando a tonalidade do bronzeado, sem a ação dos raios UV.

Que ingredientes/ativos devem ser evitados na compra de um cosmético?

- Família dos parabenos: Os parabenos são conservantes, os mais baratos, não se assuste a maioria dos produtos utilizam-no, Porém eles possuem potencial cancerígeno e alergênico. Mas depende de sua concentração no produto. INCI ( metilparabeno, proprilparabeno, etilparabeno, butilparabeno ou paraben)

- Lauril Sulfato de sódio (Sodium lauryl, laureth sulphate, laureth sulfato): é um tensoativo que produz espuma, um detergente barato, derivado do petróleo que causa irritações na pele e alergias. Ainda é muito usado em cosméticos e principalmente produtos capilares.



- Derivados de petróleo (petrolato): Os principais são vaselina, óleo mineral (mineral oil), parafina líquida (paraffinum liquidum). São altamente emolientes e possuem um baixo preço no mercado. E os efeitos que causam são limitados além de possibilitarem o entupimento dos poros. Além de poderem causar espinhas e cravos. Por isso principalmente as peles oleosas e mistas devem evitar esses componentes. Geralmente são mais utilizados em produtos de cabelo.

- Cores sintéticas:  Para ser sincera o uso de qualquer coisa sintética já não é muito bom, as cores sintéticas são utilizadas para chanar atenção do cliente, como um conjunto, a cor é importante. Porém seria mais interessante o uso de cores naturais já que a sintética tem potencial cancerígeno e alergênico,

- Cyclopentasiloxane, dimethicone e outros nomes que terminam em -xane, -cone, -col ou -conol: são silicones. Largamente utilizados na indústria cosmética, não causam mal para a pele, mas, por não serem solúveis em água, degradam o meio ambiente segundo o site Estilo - Uol.



Muito bacana essas informações da Manu né gente? A gente compra as coisas e praticamente não sabe o que está usando. Quem quiser passar conferir mais dicas lá no blog Esteticando-se, eu super  recomendo!
Um beijo grande e até o próximo post.

Fontes de busca:
- Negócio estética - http://negocioestetica.com.br/site/composicao-cosmetica-primeiro-interpretar-para-depois-indicar/
- Cosmética em foco - http://www.cosmeticaemfoco.com.br/2013/10/leia-o-rotulo-nomenclatura-internacional.html
- Mulher.com - http://www.mulher.com.br/beleza/cosmeticos-conheca-componentes-ideais-para-cada-tipo-de-pele
- Ebah - http://www.ebah.com.br/content/ABAAAgKmQAB/cosmetologia-guia-esudos-2013
- Estilo Uol - http://estilo.uol.com.br/beleza/noticias/redacao/2016/07/14/compreender-os-rotulos-dos-cosmeticos-e-mais-importante-do-que-voce-pensa.htm
- Editora Abril - http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/entenda-significado-principais-termos-produtos-beleza-577097.shtml
- Curas do câncer - http://www.curasdocancer.com/artigos/dez-ingredientes-cosmeticos-sinteticos-para-evitar.htm

Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

28 comentários :

  1. Adorei flor! Eu tenho muita dificuldade em entender esses rótulos e acabo talvez comprando qualquer coisa so pelo nome mesmo e nem fica tão bom pra minha pele, cabelo e etc! Adorei teu post!! Bjus!!

    lendo1bomlivro.com.br
    Instagram :) @lendo1bomlivro

    ResponderExcluir
  2. Fran,
    amei esse post. eu tenho sérios problemas em decifrar o que cada coisa significa nos rótulos e acabo desistindo de ler.
    Amei seu post.
    beijocas.

    meumundosecreto

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Eu sou um bom exemplo de pessoa que compra sem olhar os rótulos hahah Agora que já sei oq significam vou tomar mais cuidado!
    Obrigada pela visita la no blog! Beijosss

    http://boca-roxa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. acho super importante entender melhor oq estamos comprando, formulas etc, mt interessante seu post

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogotofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Postagem ótima, obrigado pela visita bom final de semana.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  6. Nossa, que legal esse post! Não sabia da maioria dessas informações e confesso que sempre que compro um produto de beleza nunca olho os rótulos. Isso é realmente muito importante! :)
    Beijos,
    #fiquerosa

    Fique Rosa | Meu Canal YT

    ResponderExcluir
  7. Franci o seu post é super importante, entender sobre os rótulos dos cosméticos é importante, não sabia de algumas informações, geralmente quando compro um produto não leio antes, e muitas vezes compro online, mas foi bom saber de algumas informações, Franci bjs.

    ResponderExcluir
  8. Amada linda que post maravilhoso! é muito importante suas dicas! para falar a verdade eu não olho o rótulo dos produtos que compro, obrigado por compartilhar com suas informações!agora vou olhar tudo que vou comprar! beijinhossssss

    ResponderExcluir
  9. Oi Fran eu li o post do Blog esteticando-se e realemente amei ter lido e hoje comprei um shampoo novo e corri pra ler o que tinha nele da Loreal , adorei o post. ótima parceria de trabalho. beijos ♡
    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Franciele!muito valioza estas informações!na maioria das vezes não confiro os rótulos mas é muito importante mesmo,Parabéns pela parceria"sucesso"Bjss

    ResponderExcluir
  11. Oi!!! Adorei o post mesmo, salvei aqui no celular para estar sempre lendo. Parabéns, Bjos ♥️

    Click Literário 

    ResponderExcluir
  12. Oi Franciele,ótimo post,informações super importantes para nós consumidores,verdade que olhamos o marketing primeiramente,as embalagens(confesso que amo as embalagens bonitas rsrss...)E o mais importante acaba sendo esquecido,vou tentar ficar de olho daqui pra frente na hora de escolher os cosméticos!Beijos

    ResponderExcluir
  13. Obrigadaaa <3 nunca entendi bem esses rótulos, e sua ajuda foi bastante útil para mim!
    E que layout bafooo :D Lindo!

    Simplesmente Criativa

    ResponderExcluir
  14. Nossa Fran, quanta coisa pra aprender!
    Muito bom o post. Não costumo ler os rótulos dos produtos, e depois de ler as explicações, senti que estou falhando nisso. De agora em diante vou ficar mais ligada.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Muito bom o seu post.
    Eu realmente muitas vezes não entendo os rótulos.
    Muito boa a sua ajuda.
    Abrçs

    ✿Blog: Autora Marcia Pimentel✿ ✿Instagram✿ ✿Twitter✿

    ResponderExcluir
  16. nossa! até então nunca havia parado para olhar os rótulos dos produtos. Vou dar uma olhada no shampoo que estou usando, pois meu cabelo está ficando muito ressecado. Valeu, bjs!

    ResponderExcluir
  17. Antigamente os rótulos tinham os nomes dos produtos todos em português.
    Depois a anvisa obrigou a oclocar em inglês...
    Eu achei um absurdo sabia?

    ResponderExcluir
  18. Oi Fran, normalmente, tenho a mania de ler os rótulos, mais não entendo muitos esses nomes científicas que eles inventam, para complicar eu acho rsrs. Mas o post vai ajudar bastante!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Nossa quanto mais eu aprendo mais tenho de aprender, eu sempre leio rótulos mas confesso que a maior parte nem faço ideia do que significa ... Amei as informações Franciele, isso ajuda muito, ter conhecimento do que estamos comprando! Valeu!

    Bjos
    Minda ❤ 💋

    ResponderExcluir
  20. Fran!!! Seu blog tá cada dia mais bonito e o conteúdo sempre excelente, parabéns!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Amei a postagem! Minhas clientes sempre perguntam qual é a composição do produtos, pena que as empresas colocam letras tão pequenas.. Parabéns pela postagem, pelo blog.. Ele é lindo.. bjs e sucesso!

    ResponderExcluir
  22. Post excelente! os rótulos são bem difíceis.
    obrigada por compartilhar!
    bjúús

    ResponderExcluir
  23. Post incrível, a Manu está de parabéns e você também por compartilhar conosco, precisamos realmente ter mais cuidado com o que colocamos no carrinho, geralmente compramos ou por impulso do marketing com o qual convivemos todo dia, ou pelos preços, sem se preocupar com o principal, a verdadeira qualidade dos produtos.

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante e bem informado aqui por você, pois realmente muitas pessoas não reparam nesses detalhes importantes, ou por preguiça ou pela dificuldade da leitura e você detalhou bem as informações, agora não tem mais desculpas para não ter lido
    Parabéns

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  25. Olá,amiga!!
    É muito interessante essa sua postagem,pois muitas vezes não sabemos o significado de certas palavras nos rótulos.Eu até costumo ler os rótulos e me identifico com algumas palavras e outras não.
    O seu post está excelente e vou compartilhar na minha Page.Parabéns!! Bjss!!

    ResponderExcluir
  26. Fran, minha amiga. Obrigada por compartilhar! Espero que as informações sejam úteis.
    Você sempre arrasa! Boa semana e beijos.

    www.esteticando-se.com

    ResponderExcluir
  27. Quantas informações úteis Fran, melhor parceria em? conteúdo de qualidade, adorei saber sobre os rótulos. Eu nunca parei pra observar nada, mas agora vou me policiar mais. beijos

    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
  28. يستخدم الكحول بشكل واسع في العديد من الطرق المستخدمة في مكافحة النمل الأبيض منزلياً، حيث يمتاز الكحول بنتائجه الإيجابية السريعة التي تطرد النمل الأبيض بشكل سريع،حيث تلجأ ربات البيوت التي تعانين من انتشار النمل الأبيض بالشكل المزعج إلى استخدام الكحول كما هو أو القيام بتخفيفه بالقليل من الماء والقيام برشه بشكل مباشر في الأماكن التي يكثر انتشار النمل الأبيض خلالها.

    شركة مكافحة النمل الابيض ببريدة
    شركة مكافحة النمل الابيض بخميس مشيط
    شركة مكافحة النمل الابيض بالخبر
    شركة مكافحة النمل الابيض بالدمام

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!