3 de agosto de 2016

RESENHA DO LIVRO A GAROTA QUE VOCÊ DEIXOU PARA TRÁS

  e arquivado em    

Hoje tem resenha de mais um livro concluído! Essa semana terminei o queridinho da vez, o livro da Jojo Moyes “A garota que você deixou para trás”. Esse foi meu primeiro contato com a escritora, não li o livro “Como eu era antes de você” que foi muito comentado, apenas vi o filme.



Com 384 páginas, o livro conseguiu prender minha atenção e me ganhar já na primeira parte; a leitura é bem simples e dinâmica, uma delícia ler esse livro.

A história inicia com o romance entre Sophie Lefèvre e Édouard Lefèvre. O cenário são os anos trágicos da Primeira Guerra Mundial, onde Édouard está servindo em batalha no front, e Sophie vive com seus irmãos e sobrinhos em uma pequena cidade no interior da França que foi invadida e tomada pelos alemães. Eles cuidam do Le Coq Rouge, o antigo hotel da família que agora quase não tem mais clientes e mal consegue servir uma xícara de café.

É no Le Coq Rouge que Sophie deixa pendurado o quadro intitulado de “A garota que você deixou para trás”, pintado por seu amado marido a algum tempo atrás. Édouard é um artista e pintou o quadro em homenagem a sua esposa, a retratando em sua melhor forma com toda sua beleza e vitalidade. É ao olhar para o quadro que ela reuni diariamente as forças para conseguir passar pelas dificuldades da guerra e a saudade do marido, enquanto aguarda o seu retorno.

A vida da família de Sophie segue (na medida do possível) até que o novo Kommandant alemão chega na cidade e solicita que ela e sua irmã cozinhem para os alemães diariamente. Como não há a menor chance de recusa, inicia os serviços a contragosto da família. E como se não bastasse a presença indesejada dos inimigos alemães, começa também um perigoso jogo de interesses entre o Kommandant e Sophie.

Até que chega uma eminente ameaça de que Édouard corre risco de vida, Sophie não consegue suportar a ideia de nunca mais vê-lo e se vê obrigada a salvar o marido a custo de um preço muito caro, que irá trazer muitas reviravoltas a história.

Na segunda parte do livro estamos em 2006. Liv Halston é uma jovem viúva que ainda tenta superar a perda do marido mesmo passado quatro anos do seu falecimento. A casa onde ela mora, foi projetada pelo marido que era arquiteto e lá abriga todas as lembranças de um casamento feliz, inclusive um lindo quadro que ela ganhou do seu marido David retratando uma bela jovem, comprado durante sua lua de mel chamado “A garota que você deixou para trás”.

No aniversário de falecimento do marido, Liv buscar tentar esquecer e não chorar desta vez numa tentativa de retomar a vida. Nesse dia o destino quis que ela conhece o atraente Paul McCafferty, um homem decidido, gentil, doce, querido que faz despertar nela sentimentos até então esquecidos. Liv se deixa levar por essas sensações quase novas e quando vê já está intimamente ligada a Paul. Mal ela sabia que aquele encontro inesperado com Paul iria mudar sua via completamente colocando tudo que restara de David em jogo.

O livro tem muitas reviravoltas, romance, mistérios. A primeira parte é narrada em primeira pessoa, pela Sophie. É descrito todo o sofrimento daquela cidade, a falta de comida, o inverno rigoroso, as desesperadas tentativas de salvar seus pertences e a busca pela sobrevivência em tempos muito difíceis.

Já na segunda parte, quando Liv aparece, é narrada em terceira pessoa. O livro na minha opinião realmente fica ainda mais interessante quando as histórias de entrelaçam, fica realmente difícil de largar.

Ao final da leitura, terminei com a certeza de que realmente não era MESMO apenas um quadro!


Espero que tenham gostado e até a próxima!



Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

4 comentários :

  1. Eu li esse livro, ótima dica, esse livro é muito lindo.
    Eu sou fã da Jojo Moyes, ela simplesmente envolve o leitor
    na história. resenha maravilhosa. Flor tentei seguir o seu blog, mas deu erro.
    Vou se é alguma coisa com minha conta, bjs sempre estarei aqui flor
    Taynara Mello
    www.indicarlivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi meu primeiro livro da autora e gostei muito.
      Já comprei outro livro dela, "A última carta de amor" mas antes dele preciso terminar outro que comecei rs
      Ler é tudo de bom mesmo!

      Que pena que não deu certo, pode deixar que eu também já estou te seguindo e estarei sempre acompanhando ;)

      Beijosss

      Excluir



Curta nossa fanpage!