13 de abril de 2016

MEDIDAS DE SEGURANÇA PARA COMPRAS ON-LINE

  e arquivado em    

Olá pessoal!

Hoje vamos falar sobre SEGURANÇA.
Vim compartilhar dicas importantes para quem (assim como eu) gosta de fazer compras via internet.



A facilidade de comprar em apenas um clique revolucionou a vida de muita gente, principalmente os que trabalham o dia todo, mulheres que cuidam da casa, filhos, marido... Ufa! Pessoas onde o tempo se tornou algo raro.

Hoje em dia temos uma infinidade de sites, até mesmo o próprio Mercado Livre onde reúne diversos vendedores e na hora de escolher onde comprar surge sempre aquelas dúvidas:

- O site é realmente seguro?
- Minha mercadoria chegara em bom estado?
- Minha mercadoria chegará no prazo?
- Como o site procede caso precise fazer trocas?




Enfim, muitas dúvidas podem surgir e para evitar futuras dores de cabeça, é muito importante que haja bastante pesquisa e isso não inclui somente menor preço, mas sim a reputação do site ou vendedor.

Abaixo eu listei algumas dicas importantes para se atentar quando estiver procurando um site:

- Página da loja: O visual do site é muito importante para te fazer se sentir confiante, basta trazer a situação para as lojas físicas e comparar: você prefere entrar em uma loja bonita e com uma vitrine bem elaborada ou em um lugar suspeito??

- Verifique se a página possui um canal para os consumidores: reclamações/SAC e uma política de troca.

- Verificar se a loja disponibiliza um telefone: Eu particularmente me sinto muito mais segura quando vejo que existe essa opção de entrar em contato. Caso haja alguma eventualidade, o contato por telefone pode facilitar bastante.

- Procurar a opinião de outros usuários antes de fechar o pedido! Indicação de quem já comprou e sabe como a loja virtual funciona é sempre muito bem-vinda.

- Fazer uma pesquisa básica no Google: Ser você não conhece ninguém que tenha comprado na loja, faça uma busca rápida no Google. Ele reúne muita informação e caso haja muitas reclamações com certeza nessa pesquisa você conseguirá identificar. É uma ferramenta tão simples que as vezes nem nos damos conta de que pode ajudar.

- Busca mais aprofundada: Se com tudo isso você ainda não se sentir seguro, parta para pesquisa das informações oficiais da empresa. O CNPJ por exemplo, é um cadastro obrigatório para que as empresas virtuais possam operar de forma legalizada. Por isso se o site que você está comprando não possuí, desconfie imediatamente.

- Meios de pagamento: Serviços como PayPal e PagSeguro são algumas garantias de que compra é segura. Como eles medeiam o pagamento, o dinheiro só vai ser liberado ao vendedor quando o produto for entregue. Do mesmo modo funciona o MercadoPago, do Mercado Livre.

- Boleto ou cartão: Apesar da praticidade do cartão de crédito, comprar com o boleto será mais seguro pois você dará menos informações. Por exemplo, ao passar os dados do seu cartão em uma loja mal intencionada, você poderá ter seu cartão clonado.

- Cuidados com as informações pessoais: Só se cadastre no site se você realmente tiver certeza da sua compra. Informações básicas como nome, endereço, RG e CPF já são mais do que suficientes para causar uma série de transtornos caso caiam em mãos erradas.
Por isso é sempre bom checar as famosas dicas de segurança quando for inserir dados pessoais no cadastro de alguma loja virtual. A mais básica de todas é o famoso “cadeado do navegador” exibido na barra de status do programa.
Esse pequeno símbolo é um certificado de segurança que indica que todas as informações fornecidas são criptografadas, ou seja, elas são armazenadas de um modo que ninguém vai poder utilizá-las.

- Espionagens/Vírus: É muito (MUITO MESMO) importante manter seus programas de proteção atualizados: antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações!

Lembre-se sempre que atenção nunca é demais.

Pesquise ao máximo antes de fechar uma compra, se o valor de determinado produto está muito abaixo do preço, desconfie! Pois ele pode ser falsificado.

Se comprou em determinada loja e amou, divulgue para que outras pessoas também acertem na compra. E se comprou e teve problemas, também!

Infelizmente da mesma forma que temos excelentes vendedores e lojas muito sérias, também existem as que querem apenas dar golpes. 

Espero muito que tenha ajudado, seguindo as dicas vamos poder sempre comprar nas lojinhas virtuais sem surpresas indesejadas.



Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

24 comentários :

  1. Realmente devemos ter muito cuidado ao fazer compras online, adorei suas dicas, são muito uteis nas horas que não resistimos e acabamos comprando aquele produtinho mara que vemos na internet rs.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia,
      Fiz as dicas para ajudar mesmo as amigas que gostam de fazer comprinhas via internet... Hoje em dia do mesmo jeito que é tudo muito prático acabou ficando mais perigoso :\

      Beijoss

      Excluir
  2. Eu raramente faço compras pela internet, e quando faço é quase sempre pelo Submarino. É onde eu me sinto mais segura, e sempre que surge algum problema sou atendida rapidamente. Quando compro em outros sites, sempre dou uma pesquisada no Google, vejo se tem alguma reclamação no Reclame Aqui, fico bem atenta ao maior número de detalhes possível. Internet é uma coisa super prática, mas todo cuidado é pouco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem isso Ana, todo cuidado é pouco! Já eu faço sempre compro, mas sempre é claro, de sites confiáveis.

      Beijoss

      Excluir
  3. Ótimas dicas! Geralmente olho tudo isso pra fazer minhas compras, mas é bom falar pras pessoas que não sabem sabem não passarem mais perrengue! Ótimo post!

    talodemaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dicas Gabbe, segurança nunca é de mais. Estar atento é muito importante hj em dia..

      Beijos!

      Excluir
  4. Oi fofa! Achei seu post muito pertinente. Hoje em dia estamos tao na onda de comprar que nem reparamos se vai ser uma compra segura. Eu so compro em sites conhecidos e sempre leio os feedbacks das compras dos outros clientes. Parabens pelo post. Beijos

    http://www.verdadeescrita.com/amiga-da-vida/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom pesquisar os feedbacks né? Obrigada e que bom que gostou!

      Bjss

      Excluir
  5. Eu sou muito preocupada com isso, quero comprar algumas coisas, mas até hoje não tive coragem. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isabela, dá pra comprar tranquilamente, só precisa se atentar em qual site se ele tem referências, no mais, dá td certo sim.

      Beijos

      Excluir
  6. Fran que dicas ótimas! Eu tenho um certo medinho de comprar pela internet, mas suas dicas vão me ajudar! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só pesquisar sites confiáveis que dá tudo certo Stéfany :)

      Bjss

      Excluir
  7. Menina, suas dicas são realmente ótimas, verifico muito quando vou comprar coisas da China principalmente! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah isso é verdade, da China ou sites gringos é sempre bom ter mais atenção mesmo :)

      Bjss

      Excluir
  8. Gostei bastante da postagem. Bem útil pra quem ainda tem dúvidas na hora da compra.
    Beijos, www.blogjessribeiro.com.br

    ResponderExcluir
  9. Eu compro muito online e sempre me atento a essas coisas. Mas esses dias me lasquei comprando cm uma loja chamada TODA MULHER que me vendeu produto falso. Pense numa raivaaaa!! Mas esse post serve demais pra quem tem duvidas. amei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Kalyne, que droga :\
      Tem todo um transtorno, já tive uma colega que aconteceu o mesmo e infelizmente ela teve que arcar com o prejuízo. Complicado...
      Mas denuncie a loja, assim outras pessoas já terão a informação de que ela não é confiável.

      BJs!

      Excluir
  10. Esse post tinha que ser feito antes kkkkkkkkkj Comprei num site e quando percebi que era furada já tinha realizado a compra. Foi muita burocracia pra cancelar a compra na bandeira do cartão de crédito. KKKKK. Mas esse post vai ajudar muita gente. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Natália, espero que tenha dado tudo certo pra vc, que a loja tenha te reembolsado. Realmente essas coisas são super burocráticas :\

      Bjs!!

      Excluir
  11. Que post mais útil, e como a Natália eu queria ter visto antes kkkkk, pois já fiz comprar bem ruins, só deu dor de cabeça! Bom, adorei sua postagem amore, cheio de dicas e como eu disse de utilidade publica, parabéns!

    Bjs,
    www.mundodefany.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Fany, fico feliz que tenha gostado.
      Acho que todos já passamos por uma experiência ruim uma vez ou outra né..fazer o que.

      Bjs

      Excluir
  12. Oie, tudo bem? Realmente para comprar na internet precisa ter bastante cuidado, ainda mais quando o valor da compra é alto ou então é primeira compra. Eu costumo sempre escolher sites indicados por amigos ou blogueiras as quais conheço a bastante tempo. O post ficou incrível. Ótimas dicas! Beijos, Érika *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érika, bem isso...tem que pesquisar e pedir indicação :)
      Que bom que gostou, fico muito feliz.

      Beijos!!

      Excluir



Curta nossa fanpage!