3 de novembro de 2015

CRONOGRAMA CAPILAR | O QUE É? COMO FUNCIONA?

  e arquivado em ,    

Você sabe o que é um cronograma capilar?




Bom, o tema “cabelos” está sendo muito presente para mim nos últimos dias, a exatamente duas semanas meu cabelo passou por um processo de descoloração. Retoquei minhas mechas e isso fez com que meu cabelo ficasse praticamente 100% descolorido.
Cabelos loiros são um sonho não? EU AMO! Adoro meu cabelo assim, porém tudo tem seu preço!

Todos estão cansados de saber que o processo de descoloração definitivamente D-E-T-O-N-A nosso cabelo, ele sofre muito tadinho rsrs. Imaginem que o pó descolorante age no cabelo junto com um oxidante (água oxigenada) retirando o pigmento do cabelo, a agressão ao fio é muito grande.

No meu caso, e eu sei que isso acontece com várias pessoas, meu cabelo ficou horrível. Infelizmente não tirei nenhuma foto para mostrar, mas ele ficou algo parecido com as fotos a seguir:

Fonte: Internet/Google

Fonte: Internet/Google



Então, a não ser que você tenha um cabelo super/mega/power resistente, sua alternativa para recuperar todo o dano causado pelas químicas é o TRATAMENTO. E eu, aderi ao querido CRONOGRAMA CAPILAR.

O que é o cronograma capilar?

Para quem não sabe, o cronograma consiste em três etapas:

- Hidratação
- Nutrição
- Reconstrução

Estes são os componentes que o seu cabelo precisa receber para formar um cabelo saudável. Pense que ao fazer esse cronograma você estará repondo todos aqueles nutrientes que foram perdidos no processo químico.

E o que consiste cada um deles?

Vamos lá:

·    Hidratação: A função da hidratação é repor a água perdida nos fios, trazer novamente a umidade, é hidratar.
Cabelo ressecado significa que ele está necessitando de muita hidratação.

·     Nutrição ou Umectação: Responsável por repor os lipídios, ou seja, devolver a oleosidade dos fios. Um cabelo bem nutrido possuí uma melhor selagem de cutículas, consegue reter a água das hidratações (etapa anterior) mantendo seu brilho.  Sabe aquele cabelo cheio de friz, espetado, esturricado? Rs. A nutrição trará de volta aquele “balanço” natural que o cabelo possuiu.

·    Reconstrução: Responsável por repor as proteínas. Cabelo com falta de proteínas é aquele que está poroso, quebradiço, fino... Nas máscaras de reconstrução encontramos a queratina concentrada. O cabelo precisa muito dessa reposição, é uma etapa de extrema importância. Porém esse processo deverá ser feito apenas uma vez por mês, pois queratina em excesso também pode quebrar os fios.

O QUE FAZER COM TODAS ESSAS INFORMAÇÕES?

É muito simples, você terá um dia da semana para fazer cada um dos tratamentos. Por isso se chama cronograma capilar.

A tabela abaixo mostra o cronograma oficial:



Como podem ver, ele é divido por semanas e em cada uma terá de ser feito três etapas e na terceira semana é incluído o processo de reconstrução.


No meu caso que lavo o cabelo três vezes por semana, cada vez que vou lavar faço um dos tratamentos, estou seguindo a risca a tabela e posso dizer que já na segunda semana estou sentindo uma grande diferença.


As fotos da direita são fotos reais do meu cabelo hoje!


Eu optei por seguir o cronograma oficial, mas ao aderir você irá sentir do que mais o seu cabelo precisa e pode sim fazer alguma adaptação, como por exemplo:

- Semana 1: Hidratação, Nutrição, Hidratação.
- E se o seu cabelo estiver muito, mais muito mesmo danificado, elástico, poroso, pode-se fazer a reconstrução duas vezes por mês (uma vez a cada quinze dias), mas isso apenas até o cabelo melhorar, após a melhora fazer uma vez por mês. 


Gente, a melhora dos fios é nítida. Vai por mim, se seguir o cronograma e utilizar os produtos certos com certeza você vai alcançar um cabelo recuperado e muito saudável.
E é isso, espero muito que eu tenha ajudado.


Ah, sobre cada produto para usar nas etapas, farei um post a parte com dicas de produtos de ótima qualidade, fácil acesso e com precinho camarada hehe.

Aguardem! 





Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

Um comentário :



Curta nossa fanpage!