25 de novembro de 2016

BENEFÍCIOS DE DORMIR BEM

  e arquivado em    

Vamos conversar um pouquinho sobre uma das maravilhas da vida, vamos falar sobre dormir!



Gente se tem uma coisa que eu preciso nessa vida é dormir bem, sério. Se eu não tiver uma boa noite de sono eu acordo no outro dia sempre muito mal, mal humorada, sinto dor de cabeça, fico irritada, enfim, nada presta.

Já existem inúmeros estudos em relação a quantidade de sono certa para cada faixa etária, já foi mais do que comprovado que o sono interfere em muitas questão fisiológicas do nosso organismo como: problemas de concentração, falta de memória, combate a depressão e ansiedade, entre muitos outros.

Algo muito interessante que li recentemente num desses artigos na internet, foi que se você acordar no meio da noite depois de ter perdido o sono, você não deve permanecer na cama. Isso porque a gente acaba ficando muito ansioso em voltar logo a dormir e isso pode prejudicar (me identifiquei muito pois já aconteceu comigo várias vezes). Nesse caso, temos que levantar e ir fazer algo relaxante como beber um copo de leite morno, de chá ou qualquer coisa do tipo. Segundo a médica que comentou sobre esse fato, isso faz com que o sono retorne mais rápido.

Então, como aqui no blog também falamos sobre saúde, quis vir aqui alertar o quanto é importante, mesmo com a correria do dia a dia, se atentar a quantas horas de sono você está reservando na sua noite. Por isso listei abaixo os benefícios em ter boas noites de sono, vamos lá?





DORMIR BEM PREVINE A OBESIDADE

Isso porque durante o sono nosso organismo produz uma substância chamada leptina, um hormônio capaz de controlar a sensação de saciedade. Dessa forma, a pessoas que tem dificuldades para dormir produz menor quantidade desta substância.  Também temos o fator da perda de gorduras - segundo um estudo feito na Universidade de Chicago, pessoas que dormem de seis a oito horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco ou tem o sono fragmentado. De acordo com o estudo, dormir pouco reduz em 55% a perda de gordura.

FORTALECE A SUA MEMÓRIA

Pessoas que conseguem ter uma boa noite de sono absorvem melhor as informações do dia a dia do que aquelas que passam longos períodos sem dormir, diz um estudo feito pela Universidade de Lubeck, na Alemanha. Segundo as pesquisas, isso acontece porque durante o descanso ocorre a síntese de proteínas responsáveis pelas conexões neurais, aprimorando habilidades como memória e aprendizado.

MELHORA O SEU DESEMPENHO NO TRABALHO

Pessoas que tem o sono constantemente interrompido ao longo da noite ou não dormem o suficiente não conseguem atingir os estágios mais profundos do sono, e por isso não descansam de forma adequada.
O especialista em medicina do sono Daniel Inoue, do Hospital Santa Cruz, conta que os principais sintomas sentidos por uma pessoa que não dorme são sonolência diurna, irritabilidade, fadiga, dificuldade para se concentrar ou absorver novas informações e maior facilidade de sofrer graves acidentes de trânsito e trabalho.

REJUVENESCE A PELE

Sabe aquela expressão “soninho da beleza”? Sim, ela é real rs.
Uma boa noite de sono ajuda a rejuvenescer a pele, diminuindo as rugas e linhas de expressão, pois durante a noite as células da pele renovam-se e descansam e ´e produzida melatonina que ajuda a prevenir o envelhecimento.

MELHORA O HUMOR

Pessoas que dormem bem durante a noite, andam mais contentes e bem-dispostas durante o dia. Pelo contrário, uma noite de sono insuficiente provoca agitação e mal-humor no dia seguinte. Além disso, quando dormir mal se torna um problema crônico, pode causar transtornos de humor de longo prazo, como depressão ou ansiedade, por exemplo.

AJUDA A RENOVAR SUA VISÃO

A vista repousa sobre um fundo de rodopsina, um pigmento sensível à luz que é regenerado enquanto estamos dormindo, de modo que os olhos são recuperados do esforço feito duranteo dia. Ele também ajuda a eliminar as olheiras e bolsas.

FORTALECIMENTO DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Quer ficar de fora da lista de lesões e ficar menos doente? Crie o hábito de descansar com qualidade para manter em "boa forma" as células e proteínas de seu sistema imunológico. Isso melhora a sua capacidade de derrotar os resfriados, a gripe e outras infecções. O sono também deixa as vacinas mais eficazes. "Depois de ser vacinado, pessoas com problemas de sono não desenvolvem a mesma resposta de anticorpos do que pessoas bem descansadas, e isso as deixam mais suscetíveis"

MELHORA SEU DESEMPENHO SEXUAL

Uma noite bem dormida mantém os níveis de testosterona alto, previne problemas de ereção e garante que você nunca fique exausto demais para o sexo. Se você não dorme bem, a qualidade do sexo pode cair. Pesquisas mostram que os homens que dormem menos de seis horas todas as noites têm níveis mais baixos de testosterona, explica Paruthi, e baixo nível de testosterona pode "afundar" o desejo sexual.

MELHORA SUA ATENÇÃO, LOGO, SUA SEGURANÇA

Para você e para os outros. Você fica em estado de alerta, e evita acidentes de trânsito, ou problemas de atenção ao realizar atividades no trabalho. dirigir sem dormir é potencialmente mais perigoso que dirigir alcoolizado.



E por aí vai pessoal, essas foram apenas alguns fatores selecionados pois existem outros diversos benefícios. Sono é vida, faz parte das nossas necessidades básicas. Como vimos acima, nosso corpo precisa descansar, precisar estar descansado para encarar o próximo dia de correia e trabalho.

Se você tem dificuldade de dormir, consulte seu médico, com certeza ele vai pedir uma série de exames para descobrir o que está havendo, pois normal não é.

Espero muito que tenham gostado do post de hoje, beijos e até a próxima!




Comente pelo Blogger
Comente pelo Facebook
Comente pelo Google+

42 comentários :

  1. É bom demais né...
    Graças a Deus eu durmo rápido, fácil e bastante. rs


    Bjim...
    >>blog Usei Hoje<<
    Instagram | Twitter | Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Dormir só trás beneficios
    e é uma das coisas que mais amo kkkkkkk
    adorei s2
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  3. Fran, depois desse seu post até acho que vou dormir...kkkkkk
    Brincadeirinha, post muito esclarecedor, eu não fazia ideia que dormir até ajudava emagrecer, mas deve ser verdade, pois muitas das outras coisas que li eu percebo que é assim mesmo... Quando a gente não dorme bem fica mal humorada, a disposição para trabalhar não é a mesma.
    Amei o post. Parabéns Fran, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Fran excelente post, eu preciso de no mínimo 08 horas para voltar 100%, tem gente que com 5 horas de sono já está com todo gás! Bjinhoss

    Saúde e Beleza |

    ResponderExcluir
  5. São milhares de benefícios! Nossa eu amor dormir, as vexes acho que durmo até demais!
    http://souadultaagora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii Fran... que post maravilhoso
    O sono é benéfico em todos os aspectos da vida não é
    E eu tenho muita dificuldade
    Amei Bjinhos
    naosouapenaslouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Fran vou ser sincera, se eu já gostava de dormir antes imagina depois de ler teu post e ver quantos benefícios kkkkkk
    Eu também preciso muito dormir bem e bem mesmo. Agora meu tempo não tem permitido e eu luto comigo mesma dia após dia pra render. Mas meu ideal é dormir mais de 8 horas, sério, assim eu acordo bem.Eu andei tendo insonia na madrugada, acordava as 3 e pouca da manha e não dormia mais, imagina como eu ficava caco puro!Agora eu estou bem. Se eu dormir muito também fico com dor de cabeça, mas dormir é minha paixão kkk
    Amei demais!

    Um beijooo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu amei esse post, pq amo dormir!
    To precisando dormir umas 15 horas, para recuperar sonos atrasados.
    Faz toda diferença mesmo!!!


    Beijos da Nati
    www.oxifalei.com.br
    Snap: nath.thamires
    Instagram: @oxi.falei

    ResponderExcluir
  9. Verdade, tenho que dormir melhor. Até para melhorar nos estudos, sono atrapalha demais. Bjos ♥️

    Blog Literário 2

    ResponderExcluir
  10. Não é atoa que gostamos tanto de dormir haha!

    www.cerejablack.com

    ResponderExcluir
  11. Franci quantos benefícios bons que o sono trás, gosto muito de dormir, quando não durmo direito já fico irritada, me dá de cabeça, a pessoa quando dorme bem o astral dela fica bem diferente. Adorei ver a imagem do gatinho caindo de sono, Franci bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fran, tudo bem? =)
    Que post maravilhoso! <3
    É isso aí mesmo, dormir faz um bem danado e é muito importante mesmo.
    Eu pego no sono fácil, fácil, porque tenho hipotireoidismo, então sinto muito sono... Mas, não adianta dormir muito e não descansar verdadeiramente bem né... hehe =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.amandazulai.com.br

    ResponderExcluir
  13. Complicado para mim rsrs durmo tarde e acordo cedo aiaiai mas vou tentar me redimir ótimo post

    ResponderExcluir
  14. Oi Fran! Adorei a postagem!

    Pois é, eu sofro de insonia, sei bem como é importante dormir, minha memória é super afetada!! mega interessante as informações.

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  15. Amei o post, tudo que estou precisando é de uma boa noite de sono para ver se me sinto melhor e se meu humor melhora. Parabéns pelo post 😘

    ResponderExcluir
  16. Minha prima é farmaceutica, e estava me explicando varias coisas sobre a importancia do sono outro dia, que afeta na ansiedade que eu tenho, rsrs.. adorei o post !

    Beijos, ♥
    www.paaradateen.com
    www.youtube.com/paaradateen

    ResponderExcluir
  17. Oi Franciele,nossa sou exatamente assim também,se não durmo é mal humor na certa,dor de cabeça e falta de apetite etc... e por ai vai,digo que não sou ninguém se não durmo bem,e costumo dormir bem,nunca tive insônia, gosto de dormir,durmo 10 horas de sono,pra mim é realmente uma das melhores coisas da vida.Ótimo post amiga,te desejo um domingo maravilhoso,beijos

    ResponderExcluir
  18. Boa noite flor, como vai? Realmente nao a nada melhor que passar a noite toda dormindo e muito bem, realmente gostei bastante do post pois nao conhecia todos esses benefícios. Mas de uma coisa eu sei é que eu também quando não durmo bem no dia seguinte parece que o meu dia nao anda.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  19. Eu adoro dormir, é uma das coisas que mais gosto de fazer kk. Beijos♥
    floordemandacaru.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Que maravilha de prost!!
    Adoro dormir e quando deito já vou logo dormindo!!
    Belas explicações!!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  21. Olá Franci!Quantos benefícios bons que uma boa noite de sono nos trás!Parabéns pela ótima postagem muito útil mesmo,infelizmente eu nunca dormi mais de que 5 horas de sono,pois artesã não dorme,cochila,durante a noite o trabalho rende mais,pois o silencio,a calmaria nos inspira melhor sem falar que durante o dia as tarefas diárias não nos dá tempo para os trabalhos,então amo a noite para trabalhar rsrs.Mas deixo aqui meu recado,durmam bem por que a saúde depende do descanso,hoje tenho problemas de saúde e este é um dos motivos.Bjss

    ResponderExcluir
  22. Ameeiiii o post Fran! Sempre leio muito sobre "dormir bem" porque desde quando ganhei meus filhos nunca mais dormi mais que 4 horas sem interrupções kkkk. Parabéns pelo post. Super beijo :*

    ResponderExcluir
  23. A maioria das vezes durmo muito pouco devido ao blog + escola, e sempre que da uns 2 dias sem dormir direito fico com muitaa dor de cabeça, não sabia que os beneficios eram tantos !!

    Beijinhos

    www.brilhou.com

    ResponderExcluir
  24. Oii Fran, amei o post! Vivo numa batalha constante comigo mesma para dormir melhor, porque quase sempre troco o dia pela noite. O sono afeta muito na saúde mesmo, que bom que você abordou esse tema. Muito útil!

    Beijos <3
    Blog Mente Viajante

    ResponderExcluir
  25. Olha, desde que nossa filha nasceu não sei o que é dormir uma noite inteira!!!
    Preciso muito disso!

    Inspirações pra sua Casa Blog A primeira Casa

    Estou no Facebook com Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
  26. Amada linda, quantos benefícios maravilhoso que o sono traz para nós né! gosto muito de dormir,amei o post! obrigado por compartilhar, que imagem mais linda do gatinho caindo! muito fofo, beijinhossssssss

    ResponderExcluir
  27. Oi Franciele,boa noite!
    Realmente uma boa noite de sono só nos traz benefícios.
    Às vezes,quando não durmo bem,no dia seguinte estou só o bagaço da laranja,rsrsrs
    Amei o post,parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
  28. amiga adoro dormir preciso porque se nao nao aguneto sou dorminhoca

    ResponderExcluir
  29. Olá, olha esse post me dá até tristeza, pq eu durmo super mal, acordo muito durante a noite, estou sempre cansada e com sono. Eu sei os males que faz, espero um dia alcançar os benefícios rsrs bjs

    ResponderExcluir
  30. GOSTEI DESSE POSTE,EU DURMO MUITO BEM GRAÇAS A DEUS,UMA BOA NOITE DE SONO TUDO FICA BEM,PARABÉNS PELO POSTE BEIJOS

    ResponderExcluir
  31. Oi Fran, adorei saber sobre esses benefícios do sono. Na verdade estou falando aqui, mais estou muito sonolenta, rsrs...Tenho dormido muito pouco, Preciso seguir estas dicas.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  32. Amei sua postagem ! Eu na verdade preciso dormir o suficiente senão ... no dia seguinte fico muito mal porém, sempre gostei de dormir tarde e levantar tarde tb mas , a vida corrida não me permite acordar muito tarde.
    Obrigada pela dica ,bjs.

    ResponderExcluir
  33. Dormir é bom demais...eu já não durmo tão bem mas me esforço fazendo meditação, orando e também tomando tarja preta...rsrs mas é que tenho depressão.
    Excelente sua postagem, Fran. Bons sonhos!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  34. Oi Fran, bela postagem!
    Os benefícios são inúmeros, sem contar que é algo que temos que fazer e atentar para a quantidade de horas que dormimos é essencial.

    Bjokas da Vaci :*

    ResponderExcluir
  35. É tão bom dormir né amiga??
    A gente descansa mais, ficamos até melhor.O corpo precisa de um descanso,pois trabalhamos o tempo todo e é necessário.Amo dormir!! Detesto uma noite mal dormida.
    Amei amiga o seu post.Excelentes dicas para todos.Bjsss

    ResponderExcluir
  36. Concordo totalmente com cada palavra do seu post, realmente a falta do sono ou de dormir dá um baque na nossa saúde, sei porque passei por algo assim, não dormia, adoeci!
    Ótimo alerta!

    Bjos
    Minda ❤ 😍

    ResponderExcluir
  37. Ultimamente não ando dormindo muito bem, é claro q faz mal você se sente cansada o dia todo sem disposição!
    Bom adorei o post!

    bjus

    ResponderExcluir
  38. Ultimamente não ando dormindo muito bem, é claro q faz mal você se sente cansada o dia todo sem disposição!
    Bom adorei o post!

    bjus

    ResponderExcluir
  39. Bem legal seu post..
    Eu sinto na pele o quão ruim é dormir mal!
    =/

    ResponderExcluir
  40. Adoro dormir bem, não perco uma noite boa de sono por nada....

    ResponderExcluir



Curta nossa fanpage!